X
BUSCA
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
NOTÍCIAS
VISÃO APROBIO
VÍDEOS
LINHA DO TEMPO
ENTRE EM CONTATO
ASSESSORIA DE IMPRENSA
27 jun 2025

Relatório da FGV comprova ganhos do etanol e do biodiesel

Entre outubro a dezembro de 2024, o consumo energético de combustíveis leves (caso do etanol) cresceu 3,6%, enquanto que o consumo do ciclo diesel aumentou 2,66%.

A informação integra o mais recente “Relatório Trimestral de Monitoramento”, iniciativa do FGV Bioeconomia cujo objetivo é acompanhar a dinâmica de consumo de combustíveis no Brasil.

Há uma atenção especial à análise e compreensão dos efeitos da bioenergia na redução das emissões de gases causadores do efeito estufa (GEE).

Na última edição, o FGV Bioeconomia apresenta os principais destaques observados até o final do 4º trimestre de 2024.

Relatório Trimestral de Monitoramento

Confira:

  • A participação do etanol no mercado de combustíveis do ciclo Otto apresentou expressivo aumento em 4,6 pontos percentuais em 2024, permitindo queda de 4,2% na intensidade de carbono matriz de combustíveis leves (62,6 gCO2eq/MJ).
  • Apesar do aumento do consumo de diesel, o ganho de eficiência energético-ambiental de 1,8% do biodiesel e o aumento no nível de mistura geraram redução de 1,8% na intensidade de carbono do ciclo diesel em 2024 (77,9 gCO2eq/MJ).

Fonte: Jornal Cana

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903
conj. 91 - Jd. Paulistano
01452-911 - São Paulo - SP
+55 11 3031.4721