A nova linha de caminhões DAF, com os modelos XF, XG e XG+, agora poderá ser encomendada com novos motores Paccar MX-13 prontos para utilização de 100% de biodiesel. A novidade está disponível na Europa, e pode equipar cavalos mecânicos e caminhões rígidos.
O caminhão poderá receber em seus tanques o biodiesel FAME e o biodiesel RME, que se diferem pelo tipo de produção, usando gorduras de origem animal ou vegetal. Os dois biocombustíveis são 100% renováveis. Além disso, esses modelos podem operar com HVO (óleo vegetal hidrotratado), que é 100% compatível com modelos a diesel convencionais e com caminhões biodiesel e flex.
Além disso, quando comparado com o diesel convencional de petróleo, os caminhões abastecidos com B100 podem reduzir as emissões de CO2 em até 90%.
Além de mudanças mecânicas, os motores recebem um novo sistema de controle de injeção, por conta de mudanças na combustão, especialmente as diferenças como o menor poder calorífico do biodiesel.
Fonte: Blog do Caminhoneiro