X
BUSCA
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
NOTÍCIAS
VISÃO APROBIO
VÍDEOS
LINHA DO TEMPO
ENTRE EM CONTATO
ASSESSORIA DE IMPRENSA
18 jul 2025

Entenda a crise climática: 30 leituras imperdíveis para o ano da COP30

Um oficial da aeronáutica americana que se salva de uma queda ao pousar sobre uma figueira é o primeiro de nove convocados para uma missão secreta. Oito brigadistas e um cachorro que arriscam a vida para salvar a Chapada Diamantina. Um conjunto de relatórios que reúne as informações mais atualizadas e completas sobre as mudanças climáticas até o momento.

Estas três histórias representam a diversidade de livros, reportagens e artigos que têm as mudanças climáticas e seus desdobramentos como protagonistas.

Para ajudar a entender a crise climática e seus impactos ambientais, sociais e econômicos no ano em que o Brasil sedia a COP30, o UOL preparou uma lista com 30 indicações de leituras que incluem ficção, não ficção, artigos, livros infantojuvenis e HQs de autores brasileiros e internacionais.

A seleção foi feita a partir das contribuições do cientista Carlos Nobre, especialista em pesquisa sobre o aquecimento global e colunista de Ecoa; Claudio Angelo, jornalista e escritor vencedor do Prêmio Jabuti; Claudia Antunes, repórter especial da Sumaúma; Giovana Girardi, chefe da cobertura socioambiental da Agência Pública; Carolina Dantas, editora da Infoamazonia e alumni do Departamento de Estado dos Estados Unidos na área de mudanças climáticas; e das editoras Ubu e Todavia.

A literatura contribui com “importantes informações e conscientização sobre os enormes riscos do aquecimento global e da degradação ambiental”, salienta Nobre. Segundo o cientista, a leitura de obras sobre o tema ajuda a evidenciar os riscos e desdobramentos dela sobre “toda a vida no planeta”, além de mostrar a urgência de ações de mitigação, adaptação, transformação ecológica e soluções baseadas na natureza.

Além disso, obras que explicam conceitos ou têm as mudanças climáticas como ponto de partida podem ser um primeiro passo para despertar o interesse da sociedade sobre temas considerados densos. “Relatos que fogem da linguagem científica e aproximam as pessoas da realidade de quem está na linha de frente da luta pela preservação da Natureza podem tocar o leitor mais profundamente”, explica Antunes. A jornalista também exalta o poder de conectar causa e efeito, como as emissões de carbono, perda da biodiversidade e impactos na Natureza.

Para Dantas, conhecer livros de diferentes autores, países e gêneros ajuda a entender visões complementares sobre os problemas e as soluções para a crise, como análises de cenário ou a proposição de medidas concretas. “A literatura traz não só exemplos negativos da interação entre homens e natureza, mas também mostra como a humanidade já teve outras formas de se relacionar com a natureza antes desse formato mais devastador que a gente tem vivido desde a revolução industrial, e que a gente tem que começar a rever e debater novas formas de interação com o planeta”, analisa a jornalista.

Veja, abaixo, a seleção com 30 livros fundamentais para entender a crise climática e se preparar para acompanhar as discussões da COP30.

Fonte: UOL Ecoa

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903
conj. 91 - Jd. Paulistano
01452-911 - São Paulo - SP
+55 11 3031.4721