X
BUSCA
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
NOTÍCIAS
VISÃO APROBIO
VÍDEOS
LINHA DO TEMPO
ENTRE EM CONTATO
ASSESSORIA DE IMPRENSA
7 nov 2025

Biodiesel e um olhar além da transição energética

Julio Cesar Minelli
Diretor Superintendente da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (APROBIO)

A história dos biocombustíveis no Brasil avançou de forma consistente e criou as bases para definir o setor como uma referência internacional de sucesso e um agente de transição energética como uma opção de descarbonização imediata e com menor custo.
No começo deste ano, celebramos 20 anos da indústria de biodiesel com um parque industrial robusto e com planos de investimentos em ampliação de capacidade. Em agosto, atingimos os esperados 15% de mistura (B15) de biodiesel ao diesel fóssil.
A lei Combustível do Futuro estabeleceu as rotas tecnológicas que levarão o país ao cumprimento das metas para o Acordo de Paris, e vai permitir uma série de novos investimentos, ao mesmo tempo em que garante os avanços já consolidados com o etanol e o biodiesel. Entre as novas rotas, destaque ao Combustível Sustentável de Aviação (SAF) e ao Diesel Verde (HVO).
Com relação ao biodiesel, precisamos olhar muito além do contexto da transição energética e de suas externalidades positivas para o clima, para a saúde e para o meio ambiente. O setor de biocombustíveis se configurou como uma mola propulsora da economia nacional por meio do desenvolvimento sustentável, agregando valor para toda a cadeia do agronegócio, com impacto direto para o PIB, para a geração de emprego verde e para beneficiar milhares de agricultores familiares.
Evidências científicas internacionais e dados brasileiros comprovam que os plantios de cana-de-açúcar, milho e soja, associados à produção de biocombustíveis, colaboram para a segurança alimentar e energética. No mesmo período de desenvolvimento da experiência que o tornou um dos principais produtores de biocombustíveis do mundo, o Brasil ocupou o papel de um dos maiores produtores globais de alimento.
Inovações em termos de produção de mais variedades de matérias-primas e em novos sistemas produtivos criam um patrimônio tecnológico que fortalece nosso processo de reindustrialização e nossa posição competitiva internacional. A indústria automotiva avança no desenvolvimento de modelos capazes de utilizar novas rotas tecnológicas de biocombustíveis, mas já são constantes os anúncios de empresas que utilizam 100% de biodiesel em suas frotas e em diversos modais de transporte.
O biodiesel avança em conjunto com a economia brasileira! E essa é uma ótima notícia!

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903
conj. 91 - Jd. Paulistano
01452-911 - São Paulo - SP
+55 11 3031.4721