X
BUSCA
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
NOTÍCIAS
VISÃO APROBIO
VÍDEOS
LINHA DO TEMPO
ENTRE EM CONTATO
ASSESSORIA DE IMPRENSA
27 jun 2025

“Biocombustíveis, um patrimônio que devemos ter orgulho de apresentar na COP30”, diz Erasmo Carlos Battistella

O CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) aprovou na manhã desta quarta-feira (25/05) o aumento da mistura de biodiesel no diesel, de 14% (B14) para 15% (B15).

Para Erasmo Carlos Battistella, Presidente da Be8, empresa líder em produção de biodiesel, “a decisão é muito importante para o Brasil”.

Segundo ele, “o cumprimento dos mandatos de mistura de biocombustíveis previstos no Combustível do Futuro é o passaporte que vai garantir que o país embarque os investimentos necessários para a transição energética e se consolide como uma potência em energia sustentável”.

Transição Energética e o Futuro dos Biocombustíveis

“Esse cronograma do avanço programado das misturas não pode sofrer novos atrasos. No caso do biodiesel, o setor já tem capacidade instalada para atender o B20*. Já estão comprovados os benefícios econômicos e ambientais dos biocombustíveis e seu impacto positivo para o modelo sustentável de desenvolvimento baseado na Economia Circular e na Bioeconomia.

Eles são sinônimos de crescimento do PIB, de geração emprego, de agregação de valor ao agronegócio e de reindustrialização por meio de mais investimentos. E, claro, compõem uma rota para descarbonização imediata, melhorando a saúde pública e a proteção ao meio ambiente. Um patrimônio que devemos ter orgulho de apresentar na COP30.”

Impacto do Aumento da Mistura de Biodiesel

* A capacidade autorizada hoje pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) é de 15.081.840 metros cúbicos/ano, o que daria para atender uma mistura de mais de 21% da demanda de Diesel B em 2025.

Fonte: Jornal A Cana

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903
conj. 91 - Jd. Paulistano
01452-911 - São Paulo - SP
+55 11 3031.4721