O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, lançou, na noite dessa quarta-feira (9/04), a publicação “Brasil, Líder Mundial na Transição Energética”, sobre as políticas públicas do órgão “para desenvolver a economia verde e promover a inclusão social”, concebidas e em execução desde janeiro de 2023. O lançamento ocorreu durante a entrega do prêmio Melhores do Ano, do Fórum Brasileiro de Líderes em Energia, realizado no Rio de Janeiro.
Na publicação de 144 páginas, o Ministério de Minas e Energia (MME) mostra a implantação do mais consistente conjunto de medidas para a descarbonização já colocado em andamento no Brasil, servindo de exemplo para o mundo. O documento também reforça a abordagem social que a atual gestão do Governo Federal propõe ao mundo nas ações e políticas relacionadas à transição energética. “A transição energética não deve ser vista apenas como um processo de substituição tecnológica, mas um novo modelo de desenvolvimento que tenha a inclusão social no centro de suas preocupações”, explicou o ministro Alexandre Silveira.
Neste contexto, destacam-se a ênfase em iniciativas como Luz para Todos, Gás para Todos, Energias da Amazônia, Energia Limpa no Minha Casa Minha Vida, Selo Biocombustível Social, Aquicultura para a Segurança Alimentar e Tarifa Social de Energia Elétrica. Em fevereiro de 2025, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que, atualmente, há uma revolução no setor energético e de minas no Brasil.
O documento também detalha a criação de novos programas, a expansão de políticas públicas e o estabelecimento de marcos regulatórios para os diferentes segmentos do setor energético, bem como a intensa articulação com empresas privadas e a sociedade civil. Há esforços para garantir a segurança energética, reduzir as contas de luz, baixar o preço dos combustíveis nos postos de gasolina e evitar o desperdício no consumo doméstico, comercial e industrial.
Fonte: MME