X
BUSCA
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
NOTÍCIAS
VISÃO APROBIO
VÍDEOS
LINHA DO TEMPO
ENTRE EM CONTATO
ASSESSORIA DE IMPRENSA
11 abr 2025

Ação e reação no mundo conectado do biodiesel e do agronegócio

Artigo de Francisco Turra, Presidente do Conselho de Administração da APROBIO

Os atuais ambientes global e nacional mostram a importância que o equilíbrio tem em um mundo interconectado e interdependente, sem espaço para levantar muros. Ao mesmo tempo, não existem decisões unilaterais que não provoquem consequências além dos seus próprios limites. Os eventos não são isolados, mas relacionados a outros em um processo em cadeia de consequências. Já sabemos que, na Economia, decisões em uma área específica podem afetar outros segmentos, que reagem em busca de um novo equilíbrio. Recentemente voltamos a constatar, com todas as dores envolvidas, que o sintoma da inflação nacional não pode ser combatido como uma ação localizada sobre o nível de mistura de biodiesel ao diesel fóssil, como se um agente tivesse a capacidade de represar uma questão complexa.

Às vésperas de cumprir uma nova etapa regulatória e atingir a mistura de 15% de biodiesel (B15), em março, o setor se viu como única vítima para frear o aumento da inflação brasileira. Uma combinação de notícias desencontradas, aumento do diesel e de tributos sobre combustíveis e, principalmente, dos preços internacionais das commodities agrícolas levou a que um bisturi fizesse uma incisão interrompendo a trilha do crescimento da mistura do biodiesel. No sentido contrário, o planejamento por meio da construção de políticas públicas cria um ambiente adequado de segurança jurídica e de previsibilidade em um fluxo virtuoso que formatou as bases de crescimento desse segmento da indústria de biocombustíveis.

Quem conhece os biocombustíveis do Brasil sabe que o país é referência e seu modelo pode nos transformar em uma potência econômica global nesse modelo de transição. Para isso, é importante cuidar do que é mais importante. O setor do biodiesel está apoiando a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para avançar nas medidas de fiscalização urgentes e amplas para reverter uma situação de fraude constatada na composição da mistura de biodiesel e garantir à população o direito a uma vida mais saudável, sem sofrer com eventos climáticos extremos que ceifam vidas. E, o quanto antes, precisamos retomar o ponto de equilíbrio e resgatar o processo de avanço da mistura de biodiesel para 15% – não há mais tempo a perder.

Fonte: Agro Estadão

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903
conj. 91 - Jd. Paulistano
01452-911 - São Paulo - SP
+55 11 3031.4721