O presidente Lula pediu para que os líderes presentes na Cúpula do Clima em Belém se comprometam a quadruplicar o uso de combustíveis sustentáveis até 2035. A proposta já tinha sido discutida na conferência do clima em Bohn, na Alemanha, no meio do ano, e agora foi reforçada pelo presidente.
Lula disse que esse é um dos compromissos centrais no mapa do caminho pra se afastar dos combustíveis fósseis:
“Aderir ao compromisso de Belém para quadruplicar o uso de combustíveis sustentáveis até 2035 e acelerar a descarbonização dos setores mais desafiadores. Os cientistas já cumpriram o seu papel. Nesta COP, os negociadores devem buscar entendimento. E nós, os líderes, devemos decidir se o século XXI será lembrado como o século da catástrofe climática ou como o momento da reconstrução inteligente.”
O presidente disse que um processo justo de afastamento dos combustíveis fósseis demanda o acesso a tecnologias e financiamento para os países do Sul Global e que há espaço para explorar mecanismos inovadores de troca de dívida por financiamento de iniciativas de transição energética. Além de direcionar parte dos lucros com a exploração de petróleo como um caminho para os países em desenvolvimento.
Ele reforçou também que o Brasil irá estabelecer um fundo para financiar o enfrentamento da mudança do clima e promover justiça climática.
Fonte: CBN