X
BUSCA
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
NOTÍCIAS
VISÃO APROBIO
VÍDEOS
LINHA DO TEMPO
ENTRE EM CONTATO
ASSESSORIA DE IMPRENSA
25 jul 2025

Indústria de soja tem condição de atender maior demanda de biodiesel

O Brasil tem hoje condições de esmagar mais de 100 milhões de toneladas de soja e produzir óleo suficiente para atender à mistura de 20% de biodiesel no diesel (B20). “O Brasil se quiser pode fazer hoje o B20. Tem soja e tem indústria. O questão é a destinação do volume adicional de farelo sem derrubar os preços da commodity”, disse Daniel Furlan Amaral, diretor de economia e assuntos regulatórios da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). No esmagamento da soja, cerca de 20% é convertido em óleo de 80% em farelo.

Ele observou que o setor tem já anunciados R$ 53 bilhões em investimentos para 37 novas esmagadoras de soja e 27 usinas de biodiesel. A Abiove estima um aumento na produção de biodiesel de soja de 7,1 mihões de metros cúbicos em 2025 para 16 milhões de metros cúbicos em 2035, e aumento no esmagamento de soja para biodiesel de 30 milhões de toneladas para 54 milhões de toneladas em dez anos.

Somam-se à demanda para biodiesel a busca do óleo de soja para a produção de outros biocombustíveis, como o combustível sustentável de aviação (SAF) e o “bunker”, combustível para navios.

André Bello Oliveira, gerente de pesquisa, desenvolvimento e inovação de produtos sustentáveis da Petrobras, observou que os projetos já anunciados de plantas de produção de SAF no Brasil vão demandar um volume de óleo equivalente a 35% da produção de óleo de soja no país. A Petrobras já desenvolve um bunker com 24% de porcentagem de biodiesel.

Bello observou que a demanda desses dois segmentos soma centenas de milhões de toneladas de biodiesel.

Fonte: Globo Rural

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903
conj. 91 - Jd. Paulistano
01452-911 - São Paulo - SP
+55 11 3031.4721