X
BUSCA
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
NOTÍCIAS
VISÃO APROBIO
VÍDEOS
LINHA DO TEMPO
ENTRE EM CONTATO
ASSESSORIA DE IMPRENSA
20 jun 2025

Indústria vê bioenergia como a solução realista do Brasil para o clima

O Brasil tem nos biocombustíveis e na bioeletrificação soluções prontas para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa e cumprir ambições climáticas. Esta foi uma das mensagens de um encontro organizado por produtores de bioenergia e fabricantes de veículos no início da semana em São Paulo.
 
Promovido pelo Acordo de Cooperação Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil (MBCBrasil), o seminário apresentou os próximos passos da articulação que busca políticas públicas para expandir o uso de biocombustíveis no Brasil — e, agora, no mercado internacional.
 
Um estudo apresentado pela professora Glaucia Souza, da Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora do Programa Bioen da Fapesp, aponta que bioenergia já corresponde a 50% dos recursos renováveis globais e que será preciso expandi-la 2,5 vezes até 2030 para que o mundo alcance emissões líquidas zero até 2050.
 
Esse avanço na participação de etanol, biodiesel, biogás e bioeletricidade, entre outros, na matriz poderia contribuir com um corte de quase 800 milhões de toneladas de CO2 fóssil ou 10% das emissões atuais do transporte, estima a pesquisa que contou com financiamento da produtora de biocombustível Be8.
 
“[Os biocombustíveis] desempenham um papel essencial na transformação do setor de transporte, não só pela redução de emissões de CO2, mas também pela possibilidade de integração com tecnologias existentes, proporcionando um impacto direto no desenvolvimento socioeconômico”, afirma Souza.
 
“Juntos, podemos transformar o Brasil em um exemplo mundial de como os biocombustíveis serão uma das soluções para a descarbonização”, defende José Eduardo Luzzi, coordenador do Conselho de Administração do MBCBrasil.

Fonte: Agência eixos

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903
conj. 91 - Jd. Paulistano
01452-911 - São Paulo - SP
+55 11 3031.4721