BENEFÍCIOS DO BIODIESEL
• É uma fonte de energia renovável, biodegradável e não tóxico;
• Gera emprego e renda no campo, diminuindo o êxodo rural;
• Trata-se de uma fonte de energia renovável, dependendo da plantação de grãos oleaginosos, sebo bovino e outras matérias primas em estudo;
• Influencia positivamente no PIB, pois diminui a dependência do combustível fóssil e sua importação;
• Produzido em larga escala e com uso de tecnologias sustentáveis, o custo de produção pode ser mais baixo do que os derivados de petróleo.
GANHOS AMBIENTAIS
Dentre as externalidades ambientais positivas, salienta-se para a significativa redução de emissões, tanto dos Gases do Efeito Estufa quanto de outras substâncias nocivas à saúde humana. Estima-se que, no primeiro caso, haja uma diminuição das emissões da ordem de 70% quando considerado o ciclo de vida do biodiesel puro, enquanto que no segundo percebe-se sensível melhoria na qualidade do ar das grandes cidades em virtude da redução de envios de materiais particulados, hidrocarbonetos e monóxido de carbono à atmosfera.
Dependendo do percentual de mistura em análise, a mitigação de tais emissões pode chegar a 20% em relação ao diesel mineral. Assim, ressalta-se o papel do biodiesel enquanto beneficiador da saúde do ser humano, haja vista o potencial efeito redutor de mortalidade, internações e tratamentos contra doenças diretamente ligadas à má qualidade do ar respirado.
GANHOS PARA SAÚDE PÚBLICA
A Organização Mundial da Saúde estima que 2 milhões de mortes prematuras por ano no mundo se devem à poluição ambiental.
O emprego do biodiesel como fator de diversificação da matriz energética brasileira é um objetivo explícito do governo federal justamente pelos benefícios que gera na saúde pública, na paisagem urbana, e na política de atendimentos nos hospitais.
Estudo realizado pelo Instituto Saúde e Sustentabilidade em seis regiões metropolitanas do Brasil aponta que a introdução progressiva do biodiesel contribui para a diminuição de mortes bem como a economia com gastos em internações públicas.