HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
23 abr 2018 - 09:14
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Transformação global de energia: um roteiro para 2050

A energia renovável precisa ser ampliada pelo menos seis vezes mais rápido para que o mundo atinja os objetivos de descarbonização e mitigação climática estabelecidos no Acordo de Paris, diz Global Energy Transformation: Um roteiro para 2050 .

O acordo climático histórico de 2015 visa, no mínimo, limitar a elevação da temperatura global média a "bem abaixo de 2 ° C" no século atual, em comparação com os níveis pré-industriais. Como este novo relatório da Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA), energia renovável e eficiência energética podem, em conjunto, fornecer mais de 90% das necessárias reduções de emissões de Co², relacionados com a energia.

Além disso, isso pode acontecer usando tecnologias seguras, confiáveis, acessíveis e amplamente disponíveis. Embora caminhos diferentes possam mitigar as mudanças climáticas, as energias renováveis ??e a eficiência energética fornecem o caminho ideal para a maioria dos cortes de emissões necessários e dentro da velocidade ideal.

As atuais tendências de emissão de dióxido de carbono (CO 2 ) ainda não estão no caminho certo. De acordo com as políticas atuais e planejadas (incluindo Contribuições Nacionalmente Determinadas sob o Acordo de Paris), o mundo esgotaria seu orçamento de carbono relacionado à energia em menos de 20 anos. Mesmo assim, os combustíveis fósseis, como petróleo, gás natural e carvão, continuariam a dominar o mix global de energia nas próximas décadas.

O 'orçamento de carbono' para manter o aquecimento global abaixo de 2 o C se esgotará em menos de 20 anos.

O orçamento de carbono para manter o aquecimento global abaixo de 2o C se esgotará em menos de 20 anos.

Manter o aumento da temperatura global abaixo de 2 graus Celsius (° C) é tecnicamente viável. Também seria mais econômica, social e ambientalmente benéfica do que o caminho resultante dos planos e políticas atuais, conhecido no relatório como o Caso de Referência. No entanto, o sistema energético global deve passar por uma profunda transformação, substituindo o atual sistema que é amplamente baseado em combustíveis fósseis.

A quota total de energias renováveis ??deve aumentar de cerca de 18% do consumo total de energia final (em 2015) para cerca de dois terços até 2050. No mesmo período, a quota de energias renováveis ??no setor da energia aumentaria de cerca de um quarto para 85%, principalmente através do crescimento da geração de energia solar e eólica. A intensidade energética da economia global terá que cair cerca de dois terços, reduzindo a demanda de energia em 2050 para um pouco menos que os níveis de 2015. Isso é possível, apesar do crescimento populacional e econômico significativo, melhorando substancialmente a eficiência energética, segundo o relatório.

As energias renováveis ??podem representar dois terços do mix energético até 2050, com uma intensidade energética significativamente melhorada.

As energias renováveis ??podem representar dois terços do mix energético até 2050, com uma intensidade energética significativamente melhorada.

Embora o setor energético já tenha visto uma descarbonização significativa, esse progresso deve ser acelerado. Como a eletricidade de baixo carbono se torna a principal fonte de energia, a parcela de eletricidade consumida nos setores de uso final (edifícios, aquecimento e transporte) precisaria dobrar, passando de aproximadamente 20% em 2015 para 40% em 2050. As renováveis ??também devem se expandir significativamente como fonte para usos diretos, incluindo combustíveis para transporte e calor direto, acrescenta o relatório. A análise é baseada no mapa global da IRENA para aumentar as energias renováveis, conhecido como REmap .

A transformação global da energia faz sentido econômico. No entanto, exige mais investimentos em tecnologias de baixo carbono sem demora. Compreender sua pegada socioeconômica, entretanto, é essencial. A mudança para as energias renováveis ??deve criar mais empregos energéticos do que aqueles perdidos nas indústrias de combustíveis fósseis, mostra a análise da IRENA. Também impulsionaria o PIB global em 1% em 2050 e melhoraria significativamente o bem-estar geral.

A transição energética geraria mais de 11 milhões de empregos adicionais em energia até 2050.

A transição energética geraria mais de 11 milhões de empregos adicionais em energia até 2050.

Fonte: IRENA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
15 abr 2024

Combustível do Futuro terá investimentos de R$ 200 bi, diz Alceu Moreira

+
SAIBA MAIS
12 abr 2024

ANP autoriza teste de uso de biodiesel 100% em frota marítima fluvial

+
SAIBA MAIS
12 abr 2024

Incentivo a 'combustíveis do futuro' será debatido na Comissão de InfraestruturaFonte: Agência Senado

+
SAIBA MAIS
12 abr 2024

Luciana Santos anuncia aporte de R$ 1 milhão para pesquisa da UFPE na área de biocombustível

+
SAIBA MAIS
11 abr 2024

Governo Lula e agro se aproximam por biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO