HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
27 mai 2019 - 09:48
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Soja volta a ganhar espaço na produção de biodiesel em abril






O resultado está 1,5 ponto percentual acima do que havia sido reportado pelos fabricantes em março. Trata-se da maior fatia do óleo de soja na produção mensal de biodiesel em oito meses. Em agosto de 2018, 74,1% do biodiesel produzido foi feito a partir da soja.

Apesar da alta, entretanto, a participação do óleo de soja continua levemente inferir à apresentada no ano passado. Do total de biodiesel fabricado entre janeiro e abril deste ano, 68% veio da soja - cerca de meio ponto percentual abaixo da participação registrada no ano passado.

Até agora, o ano de 2019 vem sendo o de menor participação da soja na produção de biodiesel desde que a ANP passou a acompanhar o consumo de matérias-primas pelas usinas de biodiesel, em 2009.

Considerando os números preliminares sobre a produção de biodiesel, foram fabricados 324,5 milhões de litros de biodiesel de soja no mês passado, maior volume mensal deste ano. Somados os resultados dos quatro primeiros meses de 2019, já são mais de 1,21 bilhão de litros.

Sebo e desconhecidas

Em abril, a soja tomou espaço tanto do sebo bovino quanto dos óleos e gorduras de fonte desconhecida, que aparecem virtualmente empatados com 11,9% de participação. Cada uma destas matérias-primas perdeu aproximadamente um ponto percentual de participação de mercado em abril.

Esse foi o segundo mês consecutivo em que ambas ficam praticamente no mesmo patamar, indicando uma aproximação cada vez maior entre as duas categorias de matéria-prima.

Minoritárias

Além da soja, as matérias-primas minoritárias também ganharam espaço. Coletivamente os óleos de algodão, milho e palma, o óleo de fritura usado e as gorduras de porco e de frango representaram 6,3% da produção de biodiesel, contra 5,9% no mês anterior.

No total, foram 29,3 milhões de litros de biodiesel fabricado a partir dessas fontes, contra 27,4 milhões de litros em março.

Esmagamento

Com o crescimento da produção de biodiesel de soja, a quantidade do grão esmagada para atender à demanda do mercado também avançou, chegando perto de 1,56 milhão de toneladas.

A última vez que o mercado de biodiesel demandou tanta soja foi em outubro, quando o processamento se aproximou de 1,65 milhão de toneladas.

De janeiro a abril, já foram esmagadas 5,84 milhões de toneladas de soja para atender à demanda do setor. O volume processado em relação ao mesmo período do ano passado avançou cerca de 12,7%.

Fonte: BiodieselBR



ÚLTIMAS NOTÍCIAS
18 abr 2024

Mudança climática reduzirá crescimento global em um quinto até 2050

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Previsibilidade e segurança jurídica: APROBIO destaca importância do PL Combustível do Futuro em audiência no Senado

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Planeta bate novo recorde de calor e especialistas explicam preocupação

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Aquecimento global vai parar na Justiça: crescem casos de litigância climática contra desmatadores

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Deputado diz que Petrobras tenta “pegar carona” no Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO