HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
21 nov 2018 - 11:28
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Sistema CNA/Senar vai mostrar na COP 24 os benefícios do ABC Cerrado

A adoção das tecnologias de baixa emissão de carbono é uma delas

O Sistema CNA/SENAR vai levar à 24ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP24), em dezembro, na Polônia, as práticas sustentáveis do produtor brasileiro para mitigação dos gases de efeito estufa, como o Projeto ABC Cerrado.

No Brasil, o produtor tem acesso a financiamentos do governo federal para produzir com mais sustentabilidade, reduzindo os impactos no clima, e uma das iniciativas do governo nessa linha é o Programa Agricultura de Baixa Emissão de Carbono.

As principais tecnologias financiadas pelo Programa ABC no País são Recuperação de Pastagens Degradadas, Florestas Plantadas, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), Tratamento de Dejetos Animais, Fixação Biológica de Nitrogênio  e Sistema Plantio Direito. E para incentivar o produtor a adotar as tecnologias, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) desenvolve desde 2015 o Projeto ABC Cerrado.

São capacitações em quatro das seis tecnologias do Programa ABC, além de Assistência Técnica e Gerencial para produtores de nove estados do Bioma Cerrado. A iniciativa é uma parceria do Senar com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com recursos do Banco Mundial.

'Essas tecnologias são baseadas em técnicas de conservação de água e solo, sobretudo na manutenção da cobertura vegetal durante todo o ano dentro da propriedade, favorecendo a capacidade suporte do solo e, consequentemente, o sequestro de carbono,' afirma o coordenador do Projeto no Senar, Mateus Tavares.

Os principais benefícios do projeto são aumento na oferta de alimentos, diversificação da geração de renda no campo e preservação do meio ambiente. Até o momento 5,8 mil produtores foram capacitados nas tecnologias e 1957 receberam assistência técnica. Mais de 84 mil hectares já foram recuperados através da aplicação das tecnologias ABC.

Com isso, o meio ambiente ganha triplamente, com o solo recuperado, a redução das emissões dos gases de efeito estufa e, como a produtividade aumenta em um mesmo ambiente, evita que o produtor abra novas áreas.

'O aumento da produtividade tem sido um dos resultados mais visíveis do ABC Cerrado. O produtor está produzindo três vezes mais do que produzia ou ainda, produzindo o mesmo, mas em um terço da área anterior', ressalta Tavares.

O setor agropecuário é um dos principais atores no esforço brasileiro de cumprir as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) previstas no Acordo de Paris, entre elas, a redução da emissão de gases do efeito estufa em 37%, até 2025 e 43% até 2030 tendo como base o ano de 2005. O Acordo passa a vigorar a partir de 2020.

Fonte: Notícias Agrícolas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
15 abr 2024

Combustível do Futuro terá investimentos de R$ 200 bi, diz Alceu Moreira

+
SAIBA MAIS
12 abr 2024

ANP autoriza teste de uso de biodiesel 100% em frota marítima fluvial

+
SAIBA MAIS
12 abr 2024

Incentivo a 'combustíveis do futuro' será debatido na Comissão de InfraestruturaFonte: Agência Senado

+
SAIBA MAIS
12 abr 2024

Luciana Santos anuncia aporte de R$ 1 milhão para pesquisa da UFPE na área de biocombustível

+
SAIBA MAIS
11 abr 2024

Governo Lula e agro se aproximam por biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO