05 fev 2018 - 01:59
Sead promove 4ª reunião do Grupo de Trabalho do Selo Combustível Social
A Coordenação Geral de Agroecologia e Energias Renováveis (CGAER) da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), responsável pela gestão do Selo Combustível Social, realizou na última quarta-feira (31), na Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), a 4ª reunião do Grupo de Trabalho para discutir melhorias no programa.
O Grupo de Trabalho é formado por entidades que compõem a Câmara Técnica de Avaliação e Acompanhamento do Selo Combustível Social, dentre elas as entidades representativas da agricultura familiar Contag, Contraf, Unicafes e as entidades representativas do setor produtivo de biodiesel Ubrabio, Aprobio, Abiove, Pbio e ainda a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
Este ambiente de discussão é uma importante ferramenta de transparência, consulta e articulação com os principais atores envolvidos nesta política, e que terá relevante papel na tomada de decisões em relação ao aprimoramento de normativos sob a governabilidade da Sead.
O Selo é um instrumento do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel, instituído em 2005, e tem como fundamento a inclusão social e produtiva da agricultura familiar, o desenvolvimento regional e a produção sustentável de matéria prima para energia renovável.
Em 2016, último ano apurado, o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) beneficiou mais de 70 mil famílias em todo o país, totalizando um volume de aquisição de matéria-prima da agricultura familiar da ordem de 3,3 milhões de toneladas. As aquisições de matéria-prima produzidas pela agricultura familiar totalizaram 4,2 bilhões de reais neste mesmo período.
Fonte: Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário
Assessoria de Comunicação