De olho no futuro, a Scania prepara sua linha de caminhões e ônibus para não depender mais de combustíveis fósseis. Todos os modelos vendidos no mundo poderão funcionar com diferentes fontes de energia renovável como biodiesel, bioetanol, biometano ou eletricidade, e serão também preparados para, no futuro, funcionarem autonomamente. Esta renovação, que começou motivada pelo
Acordo de Paris, acaba de ser concluída na Europa com o investimento de 2 bilhões de Euros. O Brasil foi escolhido como segundo mercado para a renovação por ter a maior fábrica fora da Europa e esta ser a única, à exceção da matriz, que produz os veículos em todas as suas fases. Além disso, a subsidiária brasileira exporta 70% de sua produção.
Com investimento de R$ 2,6 bilhões até 2020, a montadora fez, ontem (02/08), em São Bernardo do Campo, o pré-lançamento da linha, que estará no mercado a partir de fevereiro. O diretor de vendas da empresa disse que os clientes brasileiros já percebem que os combustíveis renováveis começam a apresentar custos operacionais mais vantajoso do que os do diesel fóssil.
Com este anúncio, e com o emprego de 100% de biodiesel em uma frota de ônibus da própria Scania em Buenos Aires, a empresa acaba de derrubar a narrativa propagada pela maioria das montadoras segundo a qual os motores não suportam misturas elevadas de biodiesel ao diesel fóssil.
Leia mais sobre o tema nos links abaixo:
https://www.valor.com.br/empresas/5706477/scania-deixara-toda-linha-de-caminhoes-livre-de-combustiveis-fosseis
https://www.biofuelsdigest.com/bdigest/2018/06/14/scania-to-introduce-b100-busses-in-buenos-aires/
https://www.clarin.com/rural/scania-linea-132-utilizaran-biodiesel-puro_0_ryo2vZVgm.html
Fonte: Clima Info