HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
13 dez 2016 - 08:39
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

RenovaBio 2030: Governo prepara política de Estado para os Biocombustíveis

Em entrevista exclusiva concedida ao jornalista Ronaldo Knack o secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, eng. Márcio Félix Bezerra explica em detalhes o RenovaBio 2030, programa de Estado que o governo federal está preparando para promover os biocombustíveis definitivamente na agenda econômica, social e ambiental do País.

A entrevista concedida no início da tarde desta última sexta-feira(09) na sede do Ministério de Minas e Energia em Brasília pode ser assistida na Web TV do portal e integra a Série Especial do TV BrasilAgro ‘A consolidação de um novo ciclo do setor sucroenergético’.

O secretário Márcio Felix Bezerra relata que o ministro Fernando Bezerra Coelho Filho, de Minas e Energia, colocou os biocombustíveis novamente na agenda do governo e determinou que o RenovaBio 2030 permita, não apenas revitalizar a cadeia produtiva sucroenergética, mas também colocar o Brasil como um dos principais protagonistas na produção de energias limpas e renováveis do planeta.

A primeira mudança, que confirma a determinação do ministro, foi a troca no nome da Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis para Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia. 'Nosso objetivo é definirmos o papel dos biocombustíveis na matriz energética até 2030', disse o secretário.

Ele também confirmou que há um alinhamento entre todos os outros ministérios, notadamente os da Agricultura e da Fazenda, para que os biocombustíveis possam contribuir de forma decisiva no cumprimento dos compromissos assumidos pelo Brasil na Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP 21), promovida ano passado em Paris e na COP 22, recém promovida em Marrakesh no Marrocos.

Hoje (13/12) será promovido na sede do Ministério de Minas e Energia em Brasília o ‘Workshop Etanol RenovaBio 2030’, que segundo o secretário Márcio Félix, permitirá uma aproximação entre as lideranças do setor sucroenergético e os vários representantes do governo envolvidos no projeto. 'Queremos muito ouvir para que até março de 2017 possamos implementar definitivamente este projeto de Estado'. Ele também destacou que 'estamos atentos a outros novos biocombustíveis e não apenas ao etanol de 1ª e 2ª gerações e biodiesel'.

Na entrevista, o secretário Márcio Félix sugere que as entidades que representam os produtores de etanol o presenteiam com uma foto de usina. 'Quando cheguei ao meu gabinete de trabalho, percebi que só temos aqui fotos relacionadas com o petróleo. Já consegui um poster de uma usina de biodiesel e ficaria grato se recebesse também uma foto de usina para pendurar na parede do meu gabinete. É simbólico, mas ajudará a nunca mais esquecermos os biocombustíveis', afirmou.

Fonte: BrasilAgro
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
18 abr 2024

Mudança climática reduzirá crescimento global em um quinto até 2050

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Previsibilidade e segurança jurídica: APROBIO destaca importância do PL Combustível do Futuro em audiência no Senado

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Planeta bate novo recorde de calor e especialistas explicam preocupação

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Aquecimento global vai parar na Justiça: crescem casos de litigância climática contra desmatadores

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Deputado diz que Petrobras tenta “pegar carona” no Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO