HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
23 nov 2018 - 10:50
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Qual a diferença entre diesel e biodiesel?

Diesel e o biodiesel são dois produtos orgânicos que são usados como combustíveis à base de carbono. Mas apesar de certas semelhanças, incluindo os seus respectivos nomes, ambos são extraídos de diferentes fontes e apresentam características opostas quando o assunto é a preservação do meio ambiente.

O diesel é um combustível que resulta do processo de craqueamento do petróleo bruto. Embora não seja tão utilizado quanto a gasolina, ele é muito mais adaptável a veículos com motores que focam mais na força e no desempenho do que na velocidade em si, devido à sua alta densidade de energia. A desvantagem do diesel é que, quando comparado aos outros combustíveis, ele induz um risco muito maior ao meio ambiente. A combustão incompleta do diesel é responsável pela liberação prejudicial de óxidos de carbono e outros compostos poluentes para a atmosfera. Esses gases são, inclusive, os grandes responsáveis ??pela maioria dos problemas relacionados ao degradamento da atmosfera terrestre e ao enfraquecimento da camada de ozônio, que levam ao surgimento de fenômenos como a chuva ácida e prejudicam o ecossistema. O diesel tem sido alvo de debates por causa da poluição que proporciona.

O biodiesel, por outro lado, é um combustível bem mais amigável com o meio ambiente. Ele pode ser extraído de gorduras provenientes de vegetais, o que o torna uma fonte de energia totalmente renovável, diferente do diesel comum que é dependente da existência e da extração do petróleo. Quando combinadas com certos alcoóis, as gorduras nos óleos vegetais criam longas cadeias de esteres, que fazem com que o óleo funcione como combustível, dando origem ao biodiesel. Vale lembrar que o biodiesel pode ser usado em praticamente qualquer tipo de motor diesel após algumas pequenas modificações em certos casos, sem correr o risco de causar qualquer tipo de dano ao motor. Além disso, o biodiesel libera níveis bem menores de substâncias poluentes no ar. Ou seja, a maior diferença entre os dois é que o diesel é uma fonte de energia esgotável e não renovável, enquanto o biodiesel é exatamente o oposto.

Como as fontes de produção do diesel não são favoráveis ??ao meio ambiente e correm o risco de serem completamente eliminadas a longo prazo, o biodiesel se torna muito mais viável em termos de produção e de preservação da camada de ozônio. Além disso, o biodiesel pode ser um passo importante para a adoção de fontes de energia mais limpas, renováveis ??e eficientes. Mas ainda assim é necessária uma atenção especial nessa área, pois alguns países temem que a safra necessária para a produção de biodiesel e outros biocombustíveis possa levar a uma diminuição no suprimento de alimentos básicos.

Fonte: Tri Curioso
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
19 abr 2024

Brasil apoia iniciativa indiana para sediar Aliança Global de Biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
18 abr 2024

Mudança climática reduzirá crescimento global em um quinto até 2050

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Previsibilidade e segurança jurídica: APROBIO destaca importância do PL Combustível do Futuro em audiência no Senado

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Planeta bate novo recorde de calor e especialistas explicam preocupação

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Aquecimento global vai parar na Justiça: crescem casos de litigância climática contra desmatadores

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO