A Volvo apresentou durante a Fenatran seu caminhão flex, que roda com diversas misturas de biodiesel até B100. As vendas do FH B100 Flex, no entanto, serão feitas apenas por encomenda e após análise da empresa do biodiesel utilizado na operação, segundo Alcides Cavalcanti, diretor executivo da Volvo Caminhões.
“Atendemos a pedidos de clientes que produzem seu próprio combustível. Para fechar o negócio precisamos, primeiro, submeter uma amostra do biodiesel à nossa engenharia, que fará as modificações necessárias no motor. Tendo viabilidade, vendemos.”
Existem outros caminhões B100 no mercado mas nenhum com condições de promover misturas como o FH B100 Flex. Atualmente o diesel vendido nas bombas de postos de combustível brasileiro é o B14, que é aceito neste caminhão da Volvo. Os demais só aceitam ou o B100, com 100% de biodiesel, ou o B14, com 14% do biocombustível – mistura que será gradualmente ampliada
Dentro do esforço de descarbonização da Volvo no estande também está exposto o FM Electric, já apresentado na última Fenatran e que vem rodando em teste com alguns frotistas. Segundo Cavalcanti hoje existem trinta caminhões elétricos Volvo circulando na América Latina, no Brasil, Uruguai e Chile.
Mercado
Cavalcanti disse que o mercado de caminhões vem tendo desempenho acima do esperado, embora o agronegócio, que vem puxando o setor nos últimos anos, tenha perdido fôlego:
“As vendas para o agro foram reduzidas mas os volumes foram compensados por outros setores, como a indústria, que tem registrado crescimento. O mercado [acima de 16 toneladas] deve fechar em alta de 16%, acima dos 10% a 15% que projetávamos”.
Fonte: Autodata
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