HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
10 ago 2021 - 16:24
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Vamos colocar o Biodiesel do Brasil nas vitrines internacionais - Artigo de Francisco Turra

Vamos colocar o Biodiesel do Brasil nas vitrines internacionais - Artigo de Francisco Turra
Francisco Turra, Presidente do Conselho de Administração da APROBIO

O país tem condição de aproveitar o seu enorme potencial em geração de energia a partir da biomassa e sua capacidade de aumentar a produção de biocombustíveis em conjunto com a produção de alimentos.


Artigo de Francisco Turra, Presidente do Conselho de Administração da APROBIO


O setor de biodiesel no Brasil acumula resultados impressionantes: nos últimos 10 anos, a produção de biodiesel cresceu 169%. Os resultados expressivos são observados também no agronegócio brasileiro, com uma expansão de área plantada de soja em 53%, com um incremento da produção em 66%, reflexo dos ganhos de produtividade no campo. 


O ano de 2020 foi, certamente, desafiador para todo o país em função da pandemia, mas nosso setor atingiu um recorde de produção de 6,4 bilhões de litros de biodiesel. O cenário não conteve o investimento feito pelas usinas, resultando numa capacidade de produção 8,7% maior, o que pavimenta o caminho para a ampliação da mistura prevista em lei para os próximos anos. Importante destacar que 98,4% do volume comercializado de biodiesel veio de usinas com Selo Biocombustível Social.


O mundo está na iminência de transformações climáticas com expectativa de gerar grande impacto e afetar direta e profundamente o nosso modelo de vida. Isso deve provocar uma intensa reação de governos e empresas em torno de ações mais ousadas na direção de uma transição da matriz energética atual para um modelo mais sustentável, com a ampliação e antecipação das metas de descarbonização. A cada dia se torna mais urgente e necessário o cumprimento da agenda climática.


O Brasil já é uma referência mundial em produção de energia sustentável e a nossa Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio) é um exemplo para muitos países. Nesse cenário, nosso país tem condição de aproveitar o seu enorme potencial em geração de energia a partir da biomassa e sua capacidade de aumentar a produção de biocombustíveis em conjunto com a produção de alimentos.


Temos um horizonte repleto de possibilidades de crescimento com biocombustíveis de primeira e segunda gerações, movendo a economia nacional, iniciando pelo agronegócio e evoluindo para a industrialização. Esse caminho só será percorrido com a união de diversos agentes. Invocamos esses setores e o governo para, de braços dados e com muito diálogo, enfrentar melhor todos os desafios para a construção deste caminho.


A segurança jurídica deve ser um pacto indiscutível nas relações do governo com os setores produtivos. Assim, a política de biodiesel deve continuar e se consolidar cada vez mais como uma política do estado brasileiro. Os produtores seguem firmes no compromisso de garantir a qualidade do produto que entregamos aos nossos consumidores,  uma responsabilidade que deve ser compartilhada por todos os elos da cadeia.


Vamos trabalhar duro para manter o setor de biodiesel no nível de excelência. Vamos colocar nosso produto nas vitrines internacionais, iniciando sua inserção no exterior para mostrar ao mundo que estamos na vanguarda da sustentabilidade, que temos o melhor biodiesel do mundo e nossa tecnologia é de ponta. Nosso destino está comprometido com o futuro e o futuro de nossas crianças, esse será nosso legado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
18 abr 2024

Mudança climática reduzirá crescimento global em um quinto até 2050

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Previsibilidade e segurança jurídica: APROBIO destaca importância do PL Combustível do Futuro em audiência no Senado

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Planeta bate novo recorde de calor e especialistas explicam preocupação

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Aquecimento global vai parar na Justiça: crescem casos de litigância climática contra desmatadores

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Deputado diz que Petrobras tenta “pegar carona” no Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO