O Parlamento Europeu apoiou uma decisão histórica sobre o combustível de aviação que estabeleceu metas obrigatórias para a substituição do querosene por uma fonte de energia menos poluente. De acordo com as propostas, o reabastecimento de aeronaves nos aeroportos da União Europeia (UE) será obrigado a usar querosene misturado com combustível de aviação sustentável (SAF) menos poluente. A porcentagem de SAF no mix aumentará em intervalos de aproximadamente cinco anos.
Os requisitos, que se aprovados seriam inéditos no mundo, foram originalmente propostos pela Comissão Executiva Europeia no ano passado para reduzir o impacto climático do setor de aviação, considerado responsável por até 3% das emissões globais. De acordo com o texto aprovado, os fornecedores serão obrigados a misturar um mínimo de 2% de combustível de aviação sustentável (SAF) em seu querosene a partir de 2025, subindo para 85% em 2050 - mais ambicioso do que a meta de 63% até 2050 originalmente proposta pelo Comissão.
Nos termos da proposta original da Comissão, o SAF incluirá biocombustíveis obtidos a partir de resíduos reciclados e, em menor escala, sintéticos à base de hidrogênio ou e-combustíveis produzidos a partir de fontes de energia renováveis. Antes da votação, o comissário de energia da UE, Kadri Simson, pediu aos legisladores que não estendessem a definição de SAF e que fossem cuidadosos com metas excessivamente ambiciosas. As regras serão agora apresentadas para aprovação pelos governos membros e pela Comissão da UE.
Fonte: Biofuel News
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