HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
29 out 2020 - 09:00
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Usinas terão linha com taxa atrelada à pegada de carbono

BNDES vai lançar novidade com o objetivo de melhorar a nota de eficiência energéticoambiental das usinas credenciadas no RenovaBio


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está preparando uma nova linha de financiamento com taxas atreladas à melhora da “pegada de carbono” das usinas produtoras de etanol, e poderá lançá-la até o fim deste ano. Foi o que afirmou ontem Mauro Mattoso, chefe do Departamento do Complexo Agroalimentar e Biocombustíveis do banco, durante uma apresentação em evento virtual da consultoria Datagro.


Segundo Mattoso, o banco de fomento deverá financiar produtores com o objetivo de melhorar a nota de eficiência energético-ambiental das usinas credenciadas no programa RenovaBio, que entrou em vigor neste ano. O banco está considerando oferecer um custo inicial atrelado à TLP, à Selic ou a um custo fixo.


No momento da contratação de recursos da linha, o BNDES deverá estabelecer metas para a evolução da nota - e, caso essa meta seja alcançada, o produtor terá um desconto na taxa de juros. Por outro lado, a usina que sair do RenovaBio ao não renovar sua certificação para o programa, que precisa ser feito obrigatoriamente ao menos a cada três anos, deverá ser punida com um aumento de custos, disse.


De acordo com Mattoso, a instituição não deverá fazer uma avaliação dos projetos da usina para a melhoria de sua nota. Dessa forma, a usina poderá utilizar o recurso inclusive para a produção de matéria-prima se isso de fato influenciar na melhoria de sua nota de eficiência.


A nova linha do BNDES deverá ser acessada por unidade produtora, e terá limite por planta e por grupo econômico controlador. O desembolso deverá ocorrer de uma vez, logo na entrada.


Fonte: Valor

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
26 abr 2024

Governo quer alíquota menor ao biocombustível na tributária

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Descarbonização de veículo pesado requer conjunto de soluções

 

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Adiada votação de incentivo à produção de biocombustível pela agricultura familiar

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Biocombustível pode modificar estrutura industrial do Brasil, diz deputado

+
SAIBA MAIS
24 abr 2024

Governo aposta em biocombustíveis para fomentar agricultura familiar

 

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO