As usinas de biodiesel do Grupo Delta Energia, localizadas em Rio Brilhante (MS) e Cuiabá (MT), estão aptas a emitir 209 mil créditos de descarbonização (CBios) por ano. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) concedeu às fábricas inclusões no programa RenovaBio.
A unidade de Cuiabá obteve pela primeira vez a certificação, enquanto a de Rio Brilhante passou por recertificação. As habilitações representam benefícios ambientais, já que 209 mil toneladas de CO2 equivalentes podem deixar de serem lançadas na atmosfera.
“A certificação RenovaBio é uma grande conquista. Com ela, podemos colaborar para a redução da emissão de gases causadores do efeito estufa. Essa compensação ambiental contribuiria para ajudar a atingir as metas de descarbonização do Brasil”, diz Silvio Roman, superintendente de Biodiesel do Grupo Delta Energia.
Ele destaca que o uso de fontes mais limpas nos combustíveis, com baixo impacto ambiental, como o biodiesel, é um ganho para a sociedade. “O incentivo à produção de energia renovável traz impactos positivos a todos porque promove o desenvolvimento econômico, social e ambiental. No país, temos importantes marcos regulatórios que permitem viabilizar uma oferta de energia sustentável, competitiva e segura”, avalia.
Os processos de certificação e recertificação das usinas do Grupo Delta Energia no Programa RenovaBio começaram em novembro de 2022. As plantas passaram por auditoria interna, que consistiu em um mapeamento da matéria-prima consumida para a produção do biodiesel em cada uma das fábricas. Os dados coletados foram enviados à ANP e, após consulta pública, o órgão confirmou que as unidades estão aptas a emitir CBios – ativo financeiro negociável em bolsa. A certificação tem validade de três anos.
Usinas de biodiesel, comercializadora de energia e tancagem de etanol
Usina de biodiesel, localizada em Rio Brilhante, MS (Foto: Divulgação)
A Delta Biocombustíveis, localizada em Rio Brilhante (MS), foi inaugurada em 2010 e ocupa uma área de 70 mil m², com capacidade para produzir 600 mil litros de combustível limpo por dia. Em 2019, a Delta Energia inaugurou sua segunda planta de biodiesel, que fica em Cuiabá (MT).
A capacidade de produção da planta é de até 1 milhão de litros de combustível limpo por dia. A fábrica ocupa uma área de 50 mil m2. O biodiesel produzido provém de matéria-prima diversificada (gordura animal e óleo vegetal). As unidades estão comprometidas com o desenvolvimento socioeconômico do país, sendo responsáveis pela geração de centenas de empregos diretos e indiretos.
As fábricas têm o Selo Biocombustível Social, certificação concedida pelo Governo Federal para estimular a inclusão social dos pequenos agricultores na cadeia produtiva do biodiesel. Os insumos são adquiridos de cooperativas do Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Alagoas de mais de 800 produtores familiares. Juntas, as duas unidades tornam o Grupo Delta Energia um importante player entre os produtores de biodiesel do país, com capacidade de produzir 1,6 milhão de litros de biodiesel por dia.
A companhia faz parte do Grupo Delta Energia, que além de produzir biodiesel, atua na comercialização de energia elétrica, tancagem de etanol, geração de energia e na gestão e estruturação de fundos de investimentos em comercialização de energia no Brasil.
Fonte: RPA News
Para população do G20, governos estão falhando no enfrentamento à crise climática
Biodiesel a bordo: biocombustível deve ganhar espaço na descarbonização de navios