As usinas de biodiesel do Grupo Delta Energia, localizadas em Rio Brilhante (MS) e Cuiabá (MT), estão aptas a emitir 209 mil créditos de descarbonização (CBios) por ano. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) concedeu às fábricas inclusões no programa RenovaBio.
A unidade de Cuiabá obteve pela primeira vez a certificação, enquanto a de Rio Brilhante passou por recertificação. As habilitações representam benefícios ambientais, já que 209 mil toneladas de CO2 equivalentes podem deixar de serem lançadas na atmosfera.
“A certificação RenovaBio é uma grande conquista. Com ela, podemos colaborar para a redução da emissão de gases causadores do efeito estufa. Essa compensação ambiental contribuiria para ajudar a atingir as metas de descarbonização do Brasil”, diz Silvio Roman, superintendente de Biodiesel do Grupo Delta Energia.
Ele destaca que o uso de fontes mais limpas nos combustíveis, com baixo impacto ambiental, como o biodiesel, é um ganho para a sociedade. “O incentivo à produção de energia renovável traz impactos positivos a todos porque promove o desenvolvimento econômico, social e ambiental. No país, temos importantes marcos regulatórios que permitem viabilizar uma oferta de energia sustentável, competitiva e segura”, avalia.
Os processos de certificação e recertificação das usinas do Grupo Delta Energia no Programa RenovaBio começaram em novembro de 2022. As plantas passaram por auditoria interna, que consistiu em um mapeamento da matéria-prima consumida para a produção do biodiesel em cada uma das fábricas. Os dados coletados foram enviados à ANP e, após consulta pública, o órgão confirmou que as unidades estão aptas a emitir CBios – ativo financeiro negociável em bolsa. A certificação tem validade de três anos.
Usinas de biodiesel, comercializadora de energia e tancagem de etanol
Usina de biodiesel, localizada em Rio Brilhante, MS (Foto: Divulgação)
A Delta Biocombustíveis, localizada em Rio Brilhante (MS), foi inaugurada em 2010 e ocupa uma área de 70 mil m², com capacidade para produzir 600 mil litros de combustível limpo por dia. Em 2019, a Delta Energia inaugurou sua segunda planta de biodiesel, que fica em Cuiabá (MT).
A capacidade de produção da planta é de até 1 milhão de litros de combustível limpo por dia. A fábrica ocupa uma área de 50 mil m2. O biodiesel produzido provém de matéria-prima diversificada (gordura animal e óleo vegetal). As unidades estão comprometidas com o desenvolvimento socioeconômico do país, sendo responsáveis pela geração de centenas de empregos diretos e indiretos.
As fábricas têm o Selo Biocombustível Social, certificação concedida pelo Governo Federal para estimular a inclusão social dos pequenos agricultores na cadeia produtiva do biodiesel. Os insumos são adquiridos de cooperativas do Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Alagoas de mais de 800 produtores familiares. Juntas, as duas unidades tornam o Grupo Delta Energia um importante player entre os produtores de biodiesel do país, com capacidade de produzir 1,6 milhão de litros de biodiesel por dia.
A companhia faz parte do Grupo Delta Energia, que além de produzir biodiesel, atua na comercialização de energia elétrica, tancagem de etanol, geração de energia e na gestão e estruturação de fundos de investimentos em comercialização de energia no Brasil.
Fonte: RPA News
Biocombustíveis: a melhor solução de curto prazo para uma transição energética eficiente
FPBio vai ao Palácio do Planalto confirmar apoio ao projeto de lei 'Combustível do Futuro'
Indústrias de biodiesel se articulam para reverter importação e garantir aumento da mistura em 2024