A União Europeia afirmou nesta quarta-feira que iniciará uma investigação antidumping sobre as importações de biodiesel da China, que teria reduzido a produção europeia, segundo a indústria local.
Em agosto, houve o início de uma investigação para verificar se o biodiesel da Indonésia estava contornado as tarifas da UE ao passar pela China e pelo Reino Unido. A nova investigação, motivada por uma reclamação do grupo de produtores European Biodiesel Board (EBB), cobrirá o período de 1º de outubro de 2022 a 30 de setembro de 2023.
A investigação levará até 14 meses, com possibilidade de imposição de tarifas provisórias no prazo de oito meses.
"Os produtores da UE apresentaram provas de importações de biodiesel da China que entram na UE a preços artificialmente baixos e alegam que essas importações prejudicando gravemente a sua indústria porque não podem competir com preços tão baixos", afirmou a Comissão Europeia em comunicado.
A missão da China na UE e a Câmara de Comércio Chinesa não responderam imediatamente a pedidos de comentários.
A China foi o maior exportador de biodiesel para o bloco de 27 membros em 2023, disse o EBB num comunicado separado.
"Em 2023, as importações chinesas objeto de dumping causaram um colapso no mercado e fecharam locais de produção em vários Estados-membros", acrescentou o EBB.
Além do possível trânsito de biodiesel indonésio, houve desequilíbrios estruturais no comércio de biodiesel com a China, com os preços não refletindo as categorias de biocombustíveis avançados ou baseados em resíduos como a maioria das cargas foram classificadas, afirmou.
O biodiesel está entre os combustíveis alternativos passíveis de reduzir as emissões de carbono nos transportes. A indústria da UE, que a Comissão afirma valer 31 bilhões de euros (34 bilhões de dólares) por ano, tem sido objeto de disputas regulares com parceiros comerciais.
Fonte: Investing.com
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