Entrevista com Carlos Alberto Martínez Huitle, professor do Instituto de Química da UFRN
Por que o hidrogênio verde é chamado assim?
O hidrogênio verde usa de processos específicos para poder acoplar e integrar as energias renováveis, como a solar e a eólica para a produção do gás. O hidrogênio troca de nome porque o processo para produzi-lo é proveniente de uma energia renovável, que não gera dióxido de carbono e contaminação.
Qual a importância do hidrogênio verde para o desenvolvimento sustentável?
Esse tipo de material se transforma em um potencial combustível fazendo uso de tecnologias já existentes. Quando essa produção é acoplada com as energias renováveis tendem a ter um custo-benefício muito alto quando comparada com outras tecnologias.
Qual o impacto dessas energias limpas?
As energias limpas têm uma aplicação muito abrangente, desde pequenos dispositivos que a gente encontra no supermercado, como aquelas lâmpadas que a gente coloca no jardim, até os parques eólicos e os painéis de energia fotovoltaica. Existe um impacto muito importante porque quando passamos a substituir a queima de combustíveis para outros processos limpos, que geram eletricidade, isso vai nos ajudar muito como sociedade. Tudo isso sem emissão de poluentes e com mínimo prejuízo à natureza.
Fonte: Tribuna do Norte
Mudanças climáticas: Cenários antes vistos como alarmistas já são tratados como conservadores por cientistas
Brasil e EUA articulam parceria para transição energética em meio à busca por reduzir dependência da China