HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
29 mar 2022 - 10:40
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Transformação de óleos alimentares em biocombustíveis cresce em Portugal

Está a crescer em Portugal a quantidade de óleos alimentares usados que são transformados em combustíveis sustentáveis, nomeadamente o biodiesel HVO (óleo vegetal tratado com hidrogénio) e o SAF (biocombustível de aviação). Parte desse impulso tem origem na empresa Hardlevel – Energias Renováveis, um dos principais operadores do setor da reciclagem de óleos alimentares usados no nosso país.


A rede da Hardlevel abrange mais de 100 municípios e conta atualmente com mais de 2500 oleões inteligentes instalados, os quais servem cerca de 3,5 milhões de munícipes. Só em Lisboa a empresa tem instalado um número superior a 200 oleões Smart S+, os quais estão disponíveis para os mais de 500 mil habitantes da capital. E a tendência é de crescimento.


Apesar da curva no sentido positivo, verifica-se ainda a necessidade de sensibilizar a população para a importância da reciclagem de óleos alimentares usados, já que das 43 mil a 65 mil toneladas produzidas anualmente, estima-se que 60% tenha como destino o esgoto.


Equipados com dispositivos IoT (Internet of Things), os oleões Smart S+ da Hardlevel permitem detetar o nível de enchimento em tempo-real, prevenindo derrames na via pública, bem como rastrear os depósitos de óleos alimentares usados feitos pelos utilizadores e informar sobre a capacidade disponível em tempo real. Estes oleões estão ainda preparados para contabilizar o depósito de cada pessoa e atribuir pontos que dão acesso a prémios.


Adicionalmente, a empresa tem instalados mais de 200 pontos de recolha em supermercados, hipermercados e retalhistas de combustíveis, o que lhe permite chegar a grande parte do território nacional.


Sediada em Vila Nova de Gaia e com centros logísticos e de pré-tratamento noutros pontos do país, a Hardlevel possui uma capacidade instalada de pré-tratamento de 50 mil toneladas anuais de óleos alimentares usados e 4500 metros cúbicos de armazenagem instantânea, nos polos operacionais de Avanca e Palmela.


A empresa está também a internacionalizar o seu modelo de gestão inteligente de óleos alimentares usados em Espanha e França.


Fonte: Away Magazine

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
15 abr 2024

Combustível do Futuro terá investimentos de R$ 200 bi, diz Alceu Moreira

+
SAIBA MAIS
12 abr 2024

ANP autoriza teste de uso de biodiesel 100% em frota marítima fluvial

+
SAIBA MAIS
12 abr 2024

Incentivo a 'combustíveis do futuro' será debatido na Comissão de InfraestruturaFonte: Agência Senado

+
SAIBA MAIS
12 abr 2024

Luciana Santos anuncia aporte de R$ 1 milhão para pesquisa da UFPE na área de biocombustível

+
SAIBA MAIS
11 abr 2024

Governo Lula e agro se aproximam por biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO