HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
03 nov 2020 - 16:00
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Tempos de euforia no agro brasileiro

Nunca os preços de mercado da soja e do milho – nossos principais grãos – foram tão remuneradores quanto agora. E não é apenas o preço da soja e do milho que estão deixando boas margens aos agricultores. Também faturam alto os produtores de carnes, café, açúcar e madeiras.


Toda a atividade econômica tem altos e baixos. Nesse sentido, o agricultor precisa ter uma gestão financeira eficiente do negócio agrícola, para não enfrentar dificuldades perante quebras de produção e momentos em que a cotação dos produtos agrícolas não está favorável. Antes de comprar ou arrendar novas áreas, o produtor pode investir em intensificação tecnológica, buscando: (1) tornar suas áreas mais produtivas, gerando um excedente de produção, que poderá mitigar os impactos negativos de um período mercadológico desfavorável; (2) reduzir custos, por meio de boas práticas, como o manejo integrado de pragas, doenças e plantas daninhas; (3) garantir maior estabilidade da produção, o que diminuirá o risco decorrente das adversidades climáticas. Produzir bem e saber gerir as finanças são ações fundamentais para o sucesso da propriedade agrícola. O produtor rural brasileiro está usufruindo um momento de fartura que ele sabe que não será permanente.


Era impossível prever que o Brasil estaria enfrentando uma séria crise financeira em 2020, mas que o agronegócio desfrutaria de uma situação oposta. Mas é o que está acontecendo, com preços internos recordes, alavancados pela valorização do dólar e pela crescente demanda mundial por produtos agrícolas. Adicionalmente, se tem o aumento de uso do óleo de soja para produção de biodiesel, visando atender o aumento da mistura do biocombustível ao diesel, que também favorece o mercado do grão.


Nunca os preços de mercado da soja e do milho – nossos principais grãos – foram tão remuneradores quanto agora. E não é apenas o preço da soja e do milho que estão deixando boas margens aos agricultores. Também faturam alto os produtores de carnes, café, açúcar e madeiras. O agricultor não pode negar que está vivendo um bom momento e ganhando um bom dinheiro. Mas precisa estar alerta com os custos de produção, que certamente crescerão e afetarão a rentabilidade.


A euforia dos bons preços de mercado das commodities agrícolas poderá desencadear a procura por novas áreas. Caso isto ocorra, a soja deverá ser o carro chefe da expansão da fronteira agrícola, em decorrência da remuneração que a cultura tem proporcionado aos agricultores. A Conab estima que a supersafra de grãos brasileira de 2019/2020 (253 milhões de toneladas – Mt), será superada em 26 Mt pela produção da safra 2020/2021, inicialmente estimada em cerca de 279 Mt, com a liderança soberana da soja, para a qual a Conab estima um novo recorde de 133,5 Mt, resultado de um incremento da área em 3% (36,60 Mha para 37,86 Mha) e aumento no mesmo percentual da produtividade (3.420 kg/ha para 3.526 kg/ha). Quanto ao mercado, ao menos no curto prazo, deverá continuar favorável ao produtor.


Usufruir dos bons momentos é saudável, mas precisamos ter consciência de que tudo o que sobe, depois desce, como ensina a sabedoria popular.


Fonte: Canal Rural

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
19 abr 2024

Brasil apoia iniciativa indiana para sediar Aliança Global de Biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
18 abr 2024

Mudança climática reduzirá crescimento global em um quinto até 2050

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Previsibilidade e segurança jurídica: APROBIO destaca importância do PL Combustível do Futuro em audiência no Senado

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Planeta bate novo recorde de calor e especialistas explicam preocupação

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Aquecimento global vai parar na Justiça: crescem casos de litigância climática contra desmatadores

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO