HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
02 jan 2023 - 05:30
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Sustentabilidade: Caramuru Alimentos lança selo e certificação 'Padrão Sustentar'

A Caramuru Alimentos, uma das líderes no Brasil no processamento de soja, milho, girassol e canola, acaba de lançar oficialmente o Padrão Sustentar, que realiza diagnósticos e monitoramento de mais de 100 indicadores socioambientais e econômicos dos agricultores fornecedores de soja, milho e girassol.


Conforme comunicado da companhia, o processo de Certificação Sustentar que vai abranger inicialmente 8% da base de fornecedores, ou seja, em 2022 são 543 fornecedores com a verificação de 134 itens de conformidade que detalham assuntos como: Documentação da propriedade rural, certificados de treinamento e cursos dos colaboradores, conformidade com o Código Florestal, bem estar e cuidado com animais domésticos e de criação, proteção a biodiversidade, entre outros.


O fornecedor que cumpre todos os atuais 34 indicadores, entre eles ocorrência de desmatamento, trabalho análogo á escravidão e áreas embargadas, recebe o Selo Sustentar. O selo indica que a produção auditada passou pelos critérios mínimos e essenciais de conformidade e é obrigatório para possibilitar a aquisição da produção pela Caramuru.


Segundo a Companhia, não existe custo para o fornecedor ter a Certificação e o Selo. O custo do Programa Sustentar é pago pela Caramuru e inclui visitas de diagnóstico pela equipe de agrônomos, acompanhamento, treinamentos para os agrônomos e para os produtores, material escrito, acesso a informações e orientações personalizadas com a equipe de agrônomos podendo tirar dúvidas em tempo real ao longo do ano todo.


“Mais do que um programa, o Sustentar é um compromisso da Caramuru Alimentos com o desenvolvimento sustentável. Representa os valores da empresa, sendo a nossa digital em tudo que fazemos. Buscamos garantir a aplicação dos conceitos de sustentabilidade em toda a nossa cadeia produtiva, desde o fornecimento de matéria-prima, até a comercialização dos produtos nos mercados”, disse na nota o CEO da Caramuru, Júlio César da Costa.


Desde 2015, a empresa vem estruturando o Padrão Sustentar e adaptando constantes melhorias no uso de inteligência artificial e tecnologia geoespacial para monitorar toda a cadeia de fornecedores, utilizando protocolos com diversos critérios socioambientais que permitem a mensuração e verificação dos dados coletados, analisados pela equipe interna de agrônomos. “Os critérios mínimos para se tornar fornecedor da Caramuru são verificados em um processo de rastreabilidade e geomonitoramento. Rastreamos toda a matéria-prima adquirida e comprovamos sua originação de acordo com as melhores práticas globais, assegurando a sustentabilidade em todas as etapas da cadeia produtiva”, garantiu o diretor de Originação e Armazéns Gerais da Caramuru, Célio Garcia de Oliveira.


Fonte: Broadcast Agro

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
26 abr 2024

Governo quer alíquota menor ao biocombustível na tributária

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Descarbonização de veículo pesado requer conjunto de soluções

 

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Adiada votação de incentivo à produção de biocombustível pela agricultura familiar

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Biocombustível pode modificar estrutura industrial do Brasil, diz deputado

+
SAIBA MAIS
24 abr 2024

Governo aposta em biocombustíveis para fomentar agricultura familiar

 

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO