HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
PRETENDENTES
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
12 ago 2021 - 09:00
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

São José dos Campos avança no transporte sustentável com ônibus a biodiesel

A Prefeitura de São José dos Campos tem adotado uma série de ações sustentáveis para reduzir a emissão de C02 na atmosfera (gerador dos gases do efeito estufa), com resultados também na qualidade do ar e na qualidade de vida das pessoas.


Recentemente, a Prefeitura anunciou a renovação na frota do transporte público com 50 veículos, todos com tecnologia para biodiesel, de fonte renovável e biodegradável, ou seja, menos poluente.


Diferente dos combustíveis fósseis (gasolina e óleo diesel mineral produzido a partir do petróleo), o biodiesel reduz a emissão do dióxido de carbono, causador do efeito estufa e aquecimento global, além de ser livre de enxofre, o que ajuda a reduzir a emissão de outros gases poluentes e nocivos à saúde.


Atualmente, o biodiesel é utilizado no país como aditivo ao diesel numa porcentagem de cerca de 10% na composição. A porcentagem de biodiesel vem subindo nos últimos anos. Em 2008 era de 2% e de acordo com o Ministério de Minas e Energia, a previsão é que esse percentual suba para 15% até 2023.


O biodiesel é produzido a partir de gordura e óleos de origem animal ou vegetal e além de ser uma opção energética renovável, que pode substituir os combustíveis fósseis, é visto como um fomento ao agronegócio e agriculturas regionais.


Mobilidade Sustentável
Na área da mobilidade urbana, além dos ônibus com tecnologia para biodiesel, a Prefeitura tem investido na malha cicloviária (passando de 79 quilômetros no início de 2017 para mais de 155 em 2021), no projeto da Linha Verde (corredor sustentável que irá ligar as regiões sul e leste passando pelo Centro, nos Veículos Leve sobre Pneus 100% elétricos), criado um ambiente de negócios sustentáveis favorável para a ampliação do serviço de carros elétricos compartilhados, entre outras ações.


Fonte: Mobilidade Sampa

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17 jan 2022

Enquanto Brasil reduz, consumo de biocombustível no mundo crescerá 8%

+
SAIBA MAIS
17 jan 2022

Monitoramento do comércio de combustível de aviação ajuda no combate ao crime ambiental

+
SAIBA MAIS
14 jan 2022

Como o novo modelo de comércio de biodiesel do Brasil se comportou em sua estreia

+
SAIBA MAIS
13 jan 2022

Com ciência e tecnologia, agro brasileiro avança na redução dos impactos ambientais

+
SAIBA MAIS
13 jan 2022

Biocombustíveis proporcionariam recorde ainda maior na safra de soja, diz setor

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO