HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
15 nov 2023 - 10:29
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Rolls-Royce conclui com sucesso programa de testes de combustível de aviação 100% sustentável

A Rolls-Royce anuncia que concluiu com sucesso os testes de compatibilidade de Combustível de Aviação 100% Sustentável (SAF) em todos os seus tipos de motores aeronáuticos civis em produção. Isto cumpre um compromisso, assumido em 2021, de demonstrar que não existem barreiras tecnológicas de motores à utilização de 100% SAF.


Um teste de solo em um motor de jato executivo BR710 nas instalações da empresa no Canadá completou o regime de testes. Outros motores testados como parte do programa foram: Trent 700, Trent 800, Trent 900, Trent 1000, Trent XWB-84, Trent XWB-97, Trent 7000, BR725, Pearl 700, Pearl 15 e Pearl 10X.


Os testes envolveram uma variedade de testes de solo e de voo para replicar as condições em serviço. Todos os testes confirmaram que o uso de 100% SAF não afeta o desempenho do motor.


Tufan Erginbilgic, CEO da Rolls-Royce plc, disse: “Tornar-se o primeiro fabricante de motores a jato a confirmar publicamente que todos os nossos motores em produção para aeronaves de longo curso e jatos executivos são compatíveis com 100% SAF é um marco importante tanto para a Rolls-Royce quanto para a indústria de aviação em geral. É também mais uma prova do nosso compromisso de nos tornarmos uma empresa líquida zero até 2050 e de apoiar os nossos clientes a fazerem o mesmo.”


Simon Burr, Diretor do Grupo de Engenharia, Tecnologia e Segurança da Rolls-Royce plc, acrescentou: “Este é um marco importante, não apenas para a Rolls-Royce, mas também para a indústria aeroespacial civil em geral. Esperamos que o sucesso desses testes proporcione um nível de validação técnica que apoie aqueles que buscam investir na produção de 100% SAF daqui para frente.”


Além de provar a compatibilidade do motor em produção, a Rolls-Royce já garantiu que seu demonstrador de motor UltraFan de nova geração tenha a mesma capacidade. Sua primeira execução, no início deste ano, foi 100% SAF.


A história da Rolls-Royce continua no final deste mês, quando os motores Trent 1000 equiparão um Boeing 787 Dreamliner da Virgin Atlantic no voo 100, o primeiro voo transatlântico 100% SAF do mundo.


O consórcio liderado pela Virgin Atlantic, patrocinado pelo Departamento de Transportes, inclui a Boeing, a Universidade de Sheffield, o Imperial College London e o Rocky Mountain Institute. O voo provará que o motor e a aeronave podem funcionar com qualquer tipo de combustível sem alterações de engenharia.


O Combustível de Aviação Sustentável tem um grande potencial para apoiar a jornada de transição energética da aviação, como um combustível “drop-in” que pode simplesmente ser usado como uma alternativa ao combustível convencional.


Quando o ciclo de vida do SAF é levado em consideração, a IATA estima que as emissões líquidas de CO2 do ciclo de vida dos SAF não misturados são até 80% inferiores às do combustível convencional.


A Rolls-Royce estima que, para atingir o Net Zero voando até 2050, uma combinação de turbinas a gás altamente eficientes de última geração operando com 100% SAF provavelmente contribuirá com cerca de 80% da solução total.


O órgão internacional de padronização para combustível de aviação, ASTM International, permite atualmente que até um máximo de 50% de SAF seja misturado com 50% de combustível de aviação convencional.


Todos os motores aeronáuticos civis em produção da Rolls-Royce já estão certificados para operar com uma mistura de 50% SAF. Os testes bem-sucedidos de 100% SAF fornecerão suporte adicional para um caminho para voos comerciais com 100% SAF.


Fonte: Aeroin

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
12 abr 2024

ANP autoriza teste de uso de biodiesel 100% em frota marítima fluvial

+
SAIBA MAIS
12 abr 2024

Incentivo a 'combustíveis do futuro' será debatido na Comissão de InfraestruturaFonte: Agência Senado

+
SAIBA MAIS
12 abr 2024

Luciana Santos anuncia aporte de R$ 1 milhão para pesquisa da UFPE na área de biocombustível

+
SAIBA MAIS
11 abr 2024

Governo Lula e agro se aproximam por biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
11 abr 2024

As idosas suíças que ganharam o 1º caso sobre mudanças climáticas na Justiça

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO