HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
14 set 2017 - 05:29
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Projeto Matopiba é lançado em evento da ONU, em Nova York

O Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês) lançou oficialmente nesta quarta-feira (13), em evento realizado na Sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, o programa 'Parceria para o Bom Desenvolvimento '. A Sociedade Rural Brasileira (SRB) apresentou o projeto brasileiro 'Reduzindo o Desmatamento na Cadeia Produtiva de Soja', também chamado de GEF MATOPIBA. O GEF investirá R$ 22 milhões nos próximos três anos para promover o desenvolvimento sustentável e a transição para uma agricultura de baixo carbono nos Estados do Tocantins e Bahia. Composta por 337 municípios dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, a região do MATOPIBA é considerada a nova grande fronteira de expansão agrícola no Brasil. O modelo da proposta foi desenvolvido pela Conservação Internacional do Brasil (CI-Brasil), instituição responsável pela implementação do projeto, que tem como parceiros a SRB e a Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS).

No evento em Nova York, o GEF reuniu grandes empresários, investidores e representantes da sociedade civil para lançar oficialmente os quatro projetos financiados pelo programa. O projeto brasileiro foi escolhido entre diversas outras iniciativas que priorizam a criação de modelos de negócio sustentáveis pelo mundo. Além do Brasil, o GEF também investirá em projetos de sustentabilidade em outros três países: na Libéria e Indonésia, com destinação de recursos para pesquisas com óleo de palma, e no Paraguai, em incentivo à pecuária. O GEF foi estruturado em 1991 como um programa do Banco Mundial para apoiar a proteção do meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável.

O presidente da SRB, Marcelo Vieira, apontou as perspectivas da agricultura tropical e do projeto MATOPIBA à comunidade internacional no painel 'Equilibrando as prioridades sociais, econômicas e ambientais'. Também integraram o painel o ministro da agricultura da Libéria, Seklau Wiles, o ministro da Agricultura e Pecuária do Paraguai, Marcos Medina, o presidente da Associação Indonésia de Óleo de Palma, Joko Supriyono, e a chefe global de Gestão de Riscos Ambientais e Sociais do Citibank, Courtney Lowrance. O administrador do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Achim Steiner, e o CEO do GEF, Naoko Ishii, foram responsáveis pelo lançamento oficial da parceria.

Com a expectativa de que a demanda por soja, carne bovina e óleo de palma dobre até 2030, a parceria trabalhará por meio dos canais nacionais de produção, financiamento e demanda. Atualmente, a produção comercial dessas commodities são forças econômicas dominantes em muitas nações e economias rurais em desenvolvimento. Administrados de maneira sustentável, têm potencial para se tornar engrenagens para o desenvolvimento rural, respondendo a muitos dos objetivos globais do desenvolvimento para erradicar a pobreza, reduzir o desmatamento tropical e frear as mudanças globais do clima.

O projeto

O projeto MATOPIBA desenvolverá pilotos demonstrativos em dois polos prioritários nas regiões de Barreiras, na Bahia, e Palmas, no Tocantins. O objetivo é desenvolver um sistema que apoie o produtor a adotar boas práticas agrícolas e de manejo sustentável da propriedade, incluindo restauração da vegetação nativa. Também está em pauta o mapeamento da paisagem da região, que ajudará a definir áreas que serão destinadas à expansão da produção e quais deverão ser priorizadas para a conservação dos recursos naturais e dos serviços ecossistêmicos. De modo geral, o programa visa reduzir o desmatamento na fronteira agrícola e promover a produção sustentável de soja na região. Uma das maneiras do projeto alcançar essa meta é incentivar as práticas mais sustentáveis na produção de commodities, por meio da articulação com stakeholders (governos, produtores, empresas) e desenvolvimento de atividades no campo nas regiões onde o programa terá projetos-pilotos.

A expectativa ao final do projeto é ter 40% da região protegida em unidades de conservação, terras indígenas, reservas legais e áreas de preservação permanente. A iniciativa tem como um de seus pilares principais planejar e alavancar a implementação do Código Florestal no MATOPIBA. 'Desenvolver novos mecanismos financeiros e promover investimentos que permitam a inovação e adoção de melhores práticas ajudarão os produtores na região a cumprir a legislação sem comprometer a competitividade e capacidade de geração de empregos', diz Marcelo Vieira. A SRB será responsável pelas atividades desenvolvidas diretamente com o produtor, como identificação das melhores alternativas para a adequação das propriedades ao Código Florestal, a disseminação de melhores práticas de manejo no campo e o apoio no acesso a financiamentos que permitam uma transição para uma agricultura de baixo carbono.

Para o vice-presidente da CI-Brasil, Rodrigo Medeiros, é perfeitamente possível desenvolver um modelo sustentável de produção de commodities no Brasil. 'Melhorar as práticas de produção e manter áreas de proteção ambiental que prestam serviços para a própria produção é possível e necessário, ao contrário de desmatar mais para aumentar a área de produção', diz Medeiros. O porta-voz da CI-Brasil enfatiza que os compradores de commodities estão cada vez mais exigentes e seguem a tendência de adquirir produtos que sejam fruto de uma visão sustentável da paisagem. Segundo dados da CI-Brasil, 41% dos remanescentes do Cerrado estão no MATOPIBA, o que torna a região estratégica para salvar um dos biomas mais importantes para a conservação da biodiversidade. O potencial econômico também chama atenção. Entre 2000 e 2014, a produção de commodities (soja, milho e algodão) cresceu mais de 100% na região - apenas a área de produção da soja chegou a 3,3 milhões de hectares em 2014.

O evento em Nova York também marca a aproximação, coliderada pelo GEF e pelo PNUD, entre os governos do Brasil, Indonésia, Libéria e Paraguai, além de representantes do setor privado e organizações da sociedade civil. A iniciativa tem como parceiros o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), a Conservação Internacional (CI), o World Wildlife Fund (WWF) e o International Finance Corporation (IFC).

Sobre a SRB
Fundada em 1919, a Sociedade Rural Brasileira trabalha há quase um século com políticas públicas e iniciativas voltadas para o desenvolvimento da cadeia produtiva do agronegócio brasileiro. Formada em sua origem por produtores rurais dotados da convicção de modernizar constantemente o setor, seja pelo melhoramento tecnológico, pelo ambiente regulatório e pelo aumento da produtividade, a SRB insere-se em pleno século XXI como uma plataforma de intermediação entre os diversos elos dessa cadeia produtiva. Solucionar conflitos, gerar consensos e encontrar soluções são os conceitos-chaves para que o agro brasileiro continue sendo cada vez mais eficiente, competitivo e sustentável.

Sobre a CI-Brasil
A Conservação Internacional (CI) utiliza um conjunto inovador de ciência, políticas e parcerias para proteger a natureza que dependemos para sobreviver: alimentos, água e os meios de subsistência. A CI é uma organização privada, sem fins lucrativos, fundada em 1987 e que atua em mais de 30 países com o objetivo de conservar a natureza para promover o bem-estar humano e assim garantir um planeta saudável e sustentável para todos.

Sobre a FBDS
A Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), fundada em 1992, é uma organização sem fins lucrativos que pensa e estrutura projetos e parcerias no tema de desenvolvimento sustentável, conciliando a fronteira do conhecimento com capacidade gerencial. Sua missão é difundir as melhores práticas de meio ambiente e sustentabilidade e influenciar os públicos de interesse por meio da geração de conhecimento, contribuição na formulação de políticas públicas e realização de projetos de consultoria.

Fonte: Portal Segs
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
27 mar 2024

Ricos poluem e pobres pagam a conta, diz Alckmin

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Alckmin pede que Senado aprove rapidamente PL do Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Frente do Biodiesel pede que Senado não altere Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Arce inaugura primeira unidade industrial de biodiesel da Bolívia

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Empresas que aderirem ao Mover terão de medir emissões de carbono 'do poço à roda'

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO