HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
19 mar 2018 - 01:14
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Produção de biodiesel deve aumentar safra da soja na região Centro-Oeste

Nos próximos cinco anos, adição do biocombustível no diesel mineral deve crescer 50%, impulsionando safra da matéria-prima


O Instituto Senai de Inovação em Biomassa, em Três Lagoas, recebeu na quarta (14) e na quinta-feira (15) o 1º Workshop Internacional, que reuniu os principais nomes do setor para uma série de palestras e debates sobre tecnologia e desenvolvimento. A intenção foi abrir as portas do Instituto, inaugurado em dezembro do ano passado, a possíveis clientes industriais e parceiros das universidades e institutos de pesquisas nacionais e internacionais.

Durante os dois dias de evento, foram abordados temas como o uso da biomassa na indústria química, na geração de energia e na inovação dos biocombustíveis. A produção de biodiesel, por exemplo, deve crescer 50% nos próximos cinco anos, impulsionando a safra na região Centro-Oeste.

Um dos palestrantes, o professor-doutor Donato Aranda, pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), falou sobre os avanços recentes na indústria do biodiesel. Segundo ele, desde o começo do mês, o Brasil passou a adicionar 10% de biodiesel ao diesel mineral. Antes, o valor era de 8%. Um dos principais benefícios do biodiesel é a redução na emissão de gases: ele pode ser até 70% menos poluente que o mineral. 'Esse aumento [de 8% para 10%] significa muitas vantagens. A Fundação Getúlio Vargas estimou em cerca de um milhão o número de empregos associados ao biodiesel. Os dados da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, do governo federal, mostram que mais de 100 mil famílias estão associadas ao combustível. Você deixa de importar diesel, gerando mais empregos no nosso país, sem falar nas questões ambientais', explica Aranda.

O óleo de soja é a principal matéria-prima usada na fabricação do biodiesel. A região Centro-Oeste se destaca por ser a maior produtora da oleaginosa. A estimativa é que a safra 2017/2018 seja de 111,9 milhões de toneladas, segundo a consultoria Céleres. A produção de biodiesel deve atingir cinco bilhões e meio de litros este ano. 'Uma lei já aprovada prevê que nos próximos cinco anos nós alcancemos 15% de biodiesel no diesel mineral. São 50% de aumento no consumo', completa.

Instituto

Para o diretor-regional do Instituto de Biomassa, Jesner Escandolhero, a unidade pode contribuir para o desenvolvimento. 'Somos o único instituto de inovação que trata da biomassa e com um modelo de atuação embasado em referências como o Instituto Fraunhofer, da Alemanha e o MIT, dos Estados Unidos', diz.

Fonte: JP News
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
18 abr 2024

Mudança climática reduzirá crescimento global em um quinto até 2050

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Previsibilidade e segurança jurídica: APROBIO destaca importância do PL Combustível do Futuro em audiência no Senado

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Planeta bate novo recorde de calor e especialistas explicam preocupação

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Aquecimento global vai parar na Justiça: crescem casos de litigância climática contra desmatadores

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Deputado diz que Petrobras tenta “pegar carona” no Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO