HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
02 ago 2017 - 06:28
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Primeira fazenda solar fotovoltaica do sul de Minas Gerais promete economia na região

Consumidores industriais e comerciais podem se beneficiar de projeto desenvolvido pela Solution Energia No segundo semestre de 2017 será inaugurada a primeira usina (ou fazenda) solar fotovoltaica de geração distribuída no Sul de Minas Gerais, no município de Jacutinga. O projeto, que está sendo desenvolvido em parceria pelas empresas Solution Energia, Ecogen e WEG, terá uma potência nominal aproximadamente 975 KWp (mega-watts pico) e abastecerá diversos consumidores industriais e comerciais atendidos em baixa tensão na região.

De acordo com a Solution, a fazenda será capaz de gerar aproximadamente 1.500.000 KWh ano, atendendo os clientes no modelo de autoconsumo remoto, onde o consumidor aluga uma fração da fazenda solar, que produzirá créditos de energia que serão abatidos nas demais unidades consumidoras de sua propriedade. O investimento todo é realizado pelas empresas e não é necessário realizar nenhum tipo de alteração nas instalações das unidades consumidoras que receberão os créditos de energia.

De acordo com a Solution, o modelo é uma alternativa atrativa para o consumidor que não possui capital para investimento próprio ou não tem acesso a linhas de crédito atrativas, dois dos principais gargalos que atrasam o desenvolvimento do setor fotovoltaico no Brasil. O cliente final recebe uma energia limpa, mais barata do que da distribuidora, sai das bandeiras tarifárias e ainda contribui com o aumento da matriz energética brasileira. De acordo com a empresa, esse é o primeiro de diversos projetos que serão instalados pelo Brasil. Após Minas Gerais, serão iniciados projetos no Rio de Janeiro (regiões atendidas pelas distribuidoras Ampla e Light), Bahia (Coelba) e Ceará (Coelce). Fundada em 2015, a Solution Energia é uma empresa de eficiência energética que surgiu com o objetivo de desenvolver projetos de geração e fornecimento deenergia renovável aos diversos tipos de consumidores, contribuindo para o desenvolvimento do país através da geração de energia solar.

A Solution nasce da ampla expertise de seus sócios tanto na área de geração e comercialização de energia, quanto na engenharia e mercado financeiro; o que capacita a empresa a desenvolver, em conjunto com as principais referências do mercado, projetos que alinhem os resultados econômicos ao desenvolvimento sustentável de longo prazo. A Solution também atua no segmento de vendas de sistemas fotovoltaicos para todos os tipos de consumidores, realizando desde a instalação à homologação do sistema com a distribuidora local. Através de uma análise completa dos dados de consumo, a empresa elabora um Estudo de Viabilidade detalhado sobre os resultados obtidos em termos de produção energética e economia financeira.

Fonte: Brasil Energia
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 abr 2024

Descarbonização de veículo pesado requer conjunto de soluções

 

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Adiada votação de incentivo à produção de biocombustível pela agricultura familiar

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Biocombustível pode modificar estrutura industrial do Brasil, diz deputado

+
SAIBA MAIS
24 abr 2024

Governo aposta em biocombustíveis para fomentar agricultura familiar

 

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Mudanças climáticas afetam saúde de 70% dos trabalhadores do mundo

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO