Na manhã desta segunda-feira (29/03), foi realiza a quarta Reunião do Comitê de Monitoramento do Abastecimento do Biodiesel (CMAB) de 2021 sob coordenação o Ministério de Minas e Energia (MME) com participação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), das Associações de Produtores e das Associações das Distribuidoras.
Pela primeira vez, juntaram-se à reunião representantes da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que está trabalhando numa metodologia para acompanhamento da demanda, que com certeza será mais uma contribuição bem-vinda.
Este fórum cada vez mais se caracteriza como um excelente meio para troca de informações sobre o desempenho do setor e alinhamento de expectativas. Foram atualizadas as informações sobre retiradas do Leilão de Biodiesel L78 e se pode comprovar que na média as retiradas estão boas, mas será preciso ficar atento à variação de performances entre usinas.
As associações destacaram a importância da adequada definição do Preço Máximo de Referência (PMR) que contemple adequadamente o cenário de custos de matérias-primas, mas as previsões de oferta de biodiesel para o L79 estão alinhadas aos prognósticos de consumo de diesel B para os meses de maio e junho próximos, feitos por entidades dos distribuidores.
Mudanças climáticas: Cenários antes vistos como alarmistas já são tratados como conservadores por cientistas
Brasil e EUA articulam parceria para transição energética em meio à busca por reduzir dependência da China