HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
PRETENDENTES
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
12 fev 2021 - 17:00
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Retirada das distribuidoras abaixo do contratado é discutida em Comitê de Monitoramento do Abastecimento do Biodiesel

A constatação de que as distribuidoras continuaram com as retiradas de biodiesel abaixo do volume contratado e de forma desigual entre usinas foi novamente motivo de análise durante a 3ª Reunião do Comitê de Monitoramento do Abastecimento do Biodiesel (CMAB) de 2021. Os produtores insistiram que esse procedimento é altamente prejudicial e custoso para as usinas.


A aplicação de multa, que não é automática para o Adquirente ou Prepostos (distribuidoras), e que tem extenso prazo – até 75 dias após término do contrato para ser paga –, não cobre todos os custos. Os produtores reivindicam, há tempos, a aplicação automática das multas de modo a evitar que haja constrangimento e até mesmo pressão entre as partes.


Importante considerar que, em caso de não disponibilizar percentual mínimo de volume vendido, a usina recebe além da cobrança de multa uma punição automática e severa – impedimento de participar de um certame futuro. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou que está avaliando essa questão e que tem reunião agendada com Petrobras para identificar gargalos.


A agência vai convocar então distribuidoras e produtores para discutir alterações que poderão valer a partir do próximo leilão. Também foi comentado pelo diretor Marcelo Castilho, da ANP, que será criado um Grupo de Trabalho para atender a determinação da Resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) para “monitoramento em tempo real” do consumo de todos os combustíveis, decisão que ajudará nesses controles.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03 ago 2021

Mapa prepara novo cadastro nacional para registro de agricultores familiares

+
SAIBA MAIS
02 ago 2021

Cidades movidas a hidrogênio

+
SAIBA MAIS
01 ago 2021

Frente Parlamentar Mista do Biodiesel refuta críticas relacionadas à mistura do biodiesel

+
SAIBA MAIS
30 jul 2021

Produtor de biodiesel quer revisão de normas

+
SAIBA MAIS
30 jul 2021

APROBIO alerta sobre fake news relacionadas à mistura de biodiesel

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-911 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO