HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
27 ago 2021 - 09:14
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Respirar 2021: Em dez anos, quantidade de partículas de poeira que respiramos na cidade de SP diminuiu, mas continua o dobro do recomendável pela OMS

OMS diz que quantidade aceitável de partículas respirável por dia é de 50 microgramas por metro cúbico


O quadro Respirar, do jornal SP1, da TV Globo, que estreou nesta quarta-feira (25), analisou a evolução da qualidade do ar nos últimos dez anos. Desde 2011, a quantidade aceitável de poeira que respiramos na cidade de São Paulo caiu para 100 microgramas de partículas por metro cúbico, mas ainda é o dobro pelo permitido pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
A quantidade máxima de poeira que uma pessoa pode respirar por dia é de 150 microgramas por metro cúbico. Segundo a OMS, o máximo permitido por dia é de 50 microgramas por metro cúbico.
Nos grandes centros urbanos do mundo, como a cidade de São Paulo, os grandes emissores de poluentes são os veículos. O monóxido de carbono, gerado pela queima de combustível, está dentro dos limites recomendados pela OMS desde 2018.
O pior inimigo da respiração é o material particulado, responsável por criar a camada cinza vista no ar quando olhamos o horizonte, principalmente durante o inverno e no mês de agosto, que costuma ser o mais seco do ano. Essa poluição visível e invisível é gerada pela poeira, fumaça e outros materiais sólidos e líquidos.
 


“Esse material particulado quando você respira, ele se aloja no pulmão, causa problemas inflamatórios no pulmão e pode ter contato com seu sangue nos alvéolos pulmonares e pode causar problemas de saúde graves. São Paulo continua com níveis de poluição do ar considerados inaceitáveis pelo Organização Mundial da Saúde”, disse o professor do Instituto de Física da USP, Paulo Artaxo.

Há dez anos, a Estrada do Alvarenga, na Zona Sul, era o local mais poluído segundo medição do Respirômetro, equipamento que analisava a qualidade do ar instalado pela TV Globo.


“É uma luta árdua, que anda a passos de tartaruga. Se você olha os relatórios da Cetesb, eles continuam praticamente iguais”, afirmou Mariana Veras, médica e pesquisadora da Faculdade de Medicina da USP.
 
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), é o órgão do governo responsável pelas medições oficiais, e conta com 63 estações, sendo 29 na região metropolitana.
Analisando as médias anuais da Cetesb dos últimos dez anos, teve uma melhora no índice de qualidade do ar da Grande São Paulo.
De acordo com a meta da Cetesb, a qualidade do ar recomendada pela OMS vai ser atingida em 2038.


Fonte: G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
19 abr 2024

Brasil apoia iniciativa indiana para sediar Aliança Global de Biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
18 abr 2024

Mudança climática reduzirá crescimento global em um quinto até 2050

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Previsibilidade e segurança jurídica: APROBIO destaca importância do PL Combustível do Futuro em audiência no Senado

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Planeta bate novo recorde de calor e especialistas explicam preocupação

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Aquecimento global vai parar na Justiça: crescem casos de litigância climática contra desmatadores

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO