HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
31 mai 2022 - 11:00
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

RenovaBio: ANP disponibiliza nova versão da RenovaCalc

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) disponibilizou a oitava versão da RenovaCalc – Rota Biodiesel para certificação de biocombustíveis. A RenovaCalc funciona como uma calculadora do desempenho ambiental da unidade produtora de biocombustíveis, no âmbito do programa RenovaBio. A partir de agora, somente a nova versão passará a ser aceita no sistema para fins de aprovação de certificações da rota de biodiesel.


O instrumento atribui uma Nota de Eficiência Energético-Ambiental (NEEA) ao produtor de biocombustível a partir das informações do seu processo produtivo e dados de cultivo da biomassa utilizada para produção do biocombustível. A nota compõe o fator para a emissão dos Créditos de Descarbonização (CBIOS), que poderão ser negociados posteriormente pelo produtor de biocombustível.


A nova versão traz as seguintes alterações:


- Inclusão de campos para inserção de dados de consumo de diesel, com diferentes proporções de biodiesel na fase agrícola do cultivo da biomassa, na fase industrial de extração de óleo de soja e na fase industrial de produção de biodiesel;


- Inclusão de campos para inserção da fração elegível das matérias-primas não-residuais: óleo de soja próprio, óleo de soja de terceiros, óleo de palma, óleo de algodão e outros óleos vegetais processados na usina de biodiesel. Esses dados serão combinados aos perfis de produção destes óleos para a composição da NEEA da produção de biodiesel elegível.


Além disso, na versão anterior da RenovaCalc, a Nota de Eficiência Energético-Ambiental para a rota do biodiesel era calculada considerando a quantidade total de matéria-prima processada, desde que houvesse alguma fração elegível dessa matéria-prima. Atualmente, consideram-se apenas as frações elegíveis, ampliando a precisão do cálculo da nota.


Fonte: Ministério de Minas e Energia

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
19 abr 2024

Brasil apoia iniciativa indiana para sediar Aliança Global de Biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
18 abr 2024

Mudança climática reduzirá crescimento global em um quinto até 2050

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Previsibilidade e segurança jurídica: APROBIO destaca importância do PL Combustível do Futuro em audiência no Senado

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Planeta bate novo recorde de calor e especialistas explicam preocupação

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Aquecimento global vai parar na Justiça: crescem casos de litigância climática contra desmatadores

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO