HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
PRETENDENTES
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
CONTATO
NOTÍCIA
02 out 2020 - 18:21
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Quinta reunião do Comitê de Monitoramento consolida diálogo e posições de entendimento em torno dos desafios do setor

Nova edição da reunião do Comitê de Monitoramento do Abastecimento de Biodiesel (CMAB) coordenada pelo MME, aconteceu nesta sexta-feira (02/10) e reuniu produtores de biodiesel e distribuidores, além dos representantes da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Na oportunidade, foi destacada a importância do diálogo existente nos encontros para se chegar à manutenção do entendimento entre os vários agentes que envolvem a cadeia da produção e comercialização do biodiesel no sentido de garantir o pleno abastecimento sem atropelos.


O objetivo é que o Leilão de Biodiesel L76, cuja etapa 2 de Apresentação das Ofertas do Leilão Regular acontece na próxima segunda-feira (05/10), transcorra com tranquilidade. O Preço Máximo de Referência (PMR) definido para o certame trouxe preocupação para as representantes do setor de biodiesel uma vez que, nesse momento, está abaixo do preço da principal matéria-prima - o óleo de soja, preço esse que os produtores não conseguem controlar. Contudo, existe também a perspectiva de que parte dos produtores já tenha contratadas as suas necessidades de suprimento, o que garantiria a oferta suficiente para uma mistura mínima de B12.


A APROBIO não pode definir a participação de cada associada, mas confirmou orientação para que elas tentem fazer a maior oferta possível no sentido de termos um equilíbrio de oferta e demanda nesse leilão. Como acordado, a ANP publicou um aviso na quinta (24/09) comunicando que “ao final da fase 1 da Etapa 2 irá avaliar, com base no volume ofertado, a capacidade de atendimento à mistura de 12% da demanda estimada para os meses de novembro e dezembro”. Caso a agência considere necessária a redução da mistura, o início da fase 2 da Etapa 2 será suspenso e retomado conforme cronograma a ser publicado no site do leilão.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
02 mar 2021

Mistura de biodiesel ao diesel passa a ser de 13% a partir de (01/03)

+
SAIBA MAIS
02 mar 2021

Desafios do setor de biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
01 mar 2021

Plano Decenal de Expansão de Energia 2030 é entregue ao Presidente da República

+
SAIBA MAIS
01 mar 2021

Biodiesel e etanol evitam centenas de mortes ao ano em SP por menos emissões, aponta estudo

+
SAIBA MAIS
01 mar 2021

Mercado mobiliza por marco legal para biocombustíveis avançados

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-911 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO