HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
23 jun 2022 - 16:44
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Produção de biodiesel do Brasil deve chegar a 10,2 bi de litros em 2025, diz StoneX

SÃO PAULO (Reuters) – A produção anual de biodiesel do Brasil deve sair de 6,7 bilhões de litros neste ano para 10,2 bilhões em 2025, considerando eventual retomada do cronograma de misturas mandatórias, estimou nesta terça-feira a consultoria StoneX.


A projeção considera uma mistura de 15% de biodiesel ao diesel a partir de março de 2023. Atualmente, a proporção de biocombustível na mistura é de 10%.


Pela Resolução 16/2018 do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), o mandato desde 1º de março deste ano deveria ser de 14%. No final de 2021, porém, o conselho reviu a meta, alegando que a medida ajudaria a conter o avanço dos preços do diesel nas bombas.


A principal matéria-prima do biodiesel no Brasil é o óleo de soja, commodity que teve os preços elevados na esteira da alta do grão.
 
O head de Petróleo, Gás e Renováveis da StoneX Brasil, Smyllei Curcio, disse que há uma expectativa no setor de aumento na proporção do biocombustível na mistura, mas sem sinais claros dados pelo governo de quando seria essa retomada.


“Temos expectativa de B15 já para 2023, mas baseado no cronograma oficial do RenovaBio. Mas vai depender muito de como estarão os preços dos biocombustíveis e dos combustíveis para 2023”, afirmou Curcio.


NOVAS ESPECIFICAÇÕES


O chefe de Núcleo do Centro de Pesquisas e Análises Tecnológicas da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Alex de Medeiros, disse que a fixação do B10 foi necessária em função do choque de preços causado pela pandemia do coronavírus e, mais recentemente, pela guerra na Ucrânia.


“Existe a expectativa de aumento nos próximos meses ou, talvez no ano que vem, a depender dos preços das commodities. Nossa matéria-prima é basicamente soja e sebo animal. Mas tem outros importantes, como óleo de milho e palma”, detalhou Medeiros.


A agência reguladora aposta justamente na diversificação da composição do biodiesel como uma forma de conter o avanço dos preços. Segundo Medeiros, a ANP vai publicar, nos próximos meses, novas especificações para o produto.


“Essa regra vai mudar bastante as matérias-primas a serem usadas. Vai depender de como o mercado vai reagir, mas certamente haverá um impacto. E também mudanças nas plantas produtoras”, disse.


Fonte: IstoÉ Dinheiro/Reuters

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
18 mar 2024

Como a corrida dos biocombustíveis pode ajudar o setor de transportes na descarbonização

+
SAIBA MAIS
18 mar 2024

Brasil pode ser exemplo de transição energética, diz Dinamarca

+
SAIBA MAIS
14 mar 2024

Câmara aprova projeto dos “combustíveis do futuro”

+
SAIBA MAIS
14 mar 2024

Diesel fica quase estável nos postos do Brasil em março, diz Ticket Log

+
SAIBA MAIS
13 mar 2024

Brasil pode ser um grande exportador de crédito de carbono, diz diretora do BNDES

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO