HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
05 jul 2021 - 12:03
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Plataforma reúne informações sobre o biogás e fomenta ações e parcerias no setor

Lançada nesta semana, a Plataforma de Informações do Biogás (PiBiogás) é uma rede de colaboração digital entre instituições ligadas ao setor de biogás no Brasil. O objetivo é facilitar o acesso a ferramentas digitais, sites institucionais e informações relacionadas ao biogás, bem como fomentar novas ações e parcerias no setor.


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) participa da iniciativa enquanto membro comitê diretor do projeto GEF Biogás Brasil, que instituiu a plataforma. A temática é discutida de forma a viabilizar ações de adaptação às mudanças climáticas e mitigação de gases de efeito estufa.


“Estamos focados em transformar o passivo ambiental em ativo ambiental, mitigando gases de efeito estufa e adaptando um dos setores mais vulneráveis à mudança do clima com diversificação de renda para os produtores rurais”, declarou a diretora de Produção Sustentável e Irrigação do Mapa, Mariane Crespolini, no lançamento.


Ela explica que o estímulo à diversificação da geração de energia no país, por exemplo com a produção de biogás, é prova de que a sustentabilidade deixou de ser um atributo auxiliar e passou a direcionar novos modelos de negócios da agropecuária nacional.


A geração de energia elétrica a partir do biogás e do biometano compõe uma política pública de agricultura de baixa emissão de carbono, com ações no Programa ABC e, agora, no ABC+ para os próximos 10 anos.


“A plataforma tem total sinergia com essa política e se apresenta como fundamental para a comunicação, mensuração de resultados com base tecnológica, de forma a apresentar dados para a tomada de decisões estratégicas futuras”, diz a diretora.


Neste sentido, no Plano Safra 2021/22 foram alocados R$ 5 bilhões para a linha de crédito do Programa ABC, com limite de crédito coletivo de até R$20 milhões para geração de energia elétrica a partir do biogás e biometano.


Contribuindo para o avanço do ambiente de inovação do setor agropecuário, o Mapa tem papel fundamental na divulgação de informações de 334 biodigestores mapeados e implantados em propriedades rurais, desde o início do Plano ABC em 2010.


Os projetos de biogás financiados pelo Programa ABC também poderão compor a plataforma. Em uma rede de colaboração digital, pode-se igualmente disponibilizar todas as informações de projetos de fomento a adoção e tratamento de resíduos da produção animal já realizados ou em andamento.


A PiBiogás é uma iniciativa do projeto GEF Biogás Brasil, que é liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e executado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás). A Plataforma é coordenada pela Secretaria de Empreendedorismo e Inovação do MCTI e conta com a parceria de diversas instituições, programas e Ministérios que atuam na dinamização da cadeia de valor do biogás no país.


Fonte: Jornal Opinião Goiás

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
27 mar 2024

Ricos poluem e pobres pagam a conta, diz Alckmin

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Alckmin pede que Senado aprove rapidamente PL do Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Frente do Biodiesel pede que Senado não altere Combustível do Futuro

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Arce inaugura primeira unidade industrial de biodiesel da Bolívia

+
SAIBA MAIS
27 mar 2024

Empresas que aderirem ao Mover terão de medir emissões de carbono 'do poço à roda'

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO