HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
01 mar 2021 - 09:00
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Plano Decenal de Expansão de Energia 2030 é entregue ao Presidente da República

O PDE 2030 indica as perspectivas da expansão do setor de energia no horizonte de dez anos, dentro de uma visão integrada para os diversos energéticos


presidente da República, Jair Bolsonaro, e o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, participaram nessa quinta-feira (25/02), em Foz do Iguaçu (PR), do ato simbólico de lançamento do Plano Decenal de Expansão de Energia 2030 (PDE 2030). O PDE permite comunicação ampla com a sociedade, incluindo os agentes do setor energético e de outros segmentos.


O PDE 2030 indica as perspectivas da expansão do setor de energia no horizonte de dez anos (2021 – 2030) dentro de uma visão integrada para os diversos energéticos. O planejamento foi elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) sob as diretrizes e o apoio das Secretarias de Planejamento e Desenvolvimento Energético (SPE) e de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (SPG) do Ministério de Minas e Energia (MME).


Tal visão permite extrair importantes elementos (insights) para o planejamento do setor de energia, com benefícios em termos de aumento de confiabilidade, mitigação de riscos, redução de custos de produção e redução de impactos ambientais.


Diante das incertezas em decorrência dos efeitos da pandemia da COVID-19, os desafios da expansão se ampliam, aumentando a relevância de análises de cenários e sensibilidades no apoio às tomadas de decisão em situações complexas.


Nesse contexto, os estudos do plano subsidiam decisões de política energética e fornecem ao mercado informações que permitem a análise do desenvolvimento do sistema elétrico e das condições de adequabilidade de suprimento sob diferentes cenários futuros possíveis.


O resultado deste trabalho é também produto das interações com a sociedade ao longo de sua construção, em especial pela publicação dos chamados “Cadernos de Estudo do PDE”, como resultado do processo formal de consulta pública foram identificadas e analisadas mais de 500 contribuições no documento, enviadas por mais de 50 instituições, muitas das quais foram consideradas para aprimoramentos incorporados na versão final do plano.


Acesse o PDE 2030


Acesse a Portaria Normativa nº 2/GM/MME, de 25 de fevereiro de 2021


Fonte: MME

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 abr 2024

Descarbonização de veículo pesado requer conjunto de soluções

 

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Adiada votação de incentivo à produção de biocombustível pela agricultura familiar

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Biocombustível pode modificar estrutura industrial do Brasil, diz deputado

+
SAIBA MAIS
24 abr 2024

Governo aposta em biocombustíveis para fomentar agricultura familiar

 

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Mudanças climáticas afetam saúde de 70% dos trabalhadores do mundo

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO