HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
03 dez 2020 - 09:55
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

ONU propõe taxação de carbono e fim de subsídios a combustíveis fósseis

Em um discurso intitulado “Estado do Planeta”, o secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterres, disse que o mundo é responsável por uma “guerra suicida”. Ele anunciou medidas para que os países alcancem a meta de reduzir a zero a emissão de carbono na atmosfera até 2050.


“Uma coalização global para eliminar a emissão de carbono até 2050 está tomando forma, e será o objetivo central em 2021”, diz trecho do discurso. Ele diz que pretende colocar o desafio do clima no coração da missão global da ONU, e acrescentou que cada país, cidade, instituição financeira e empresa deveria adotar planos para a transição até a data determinada.


O objetivo será reduzir em 45% a emissão de carbono até 2030, comparado com níveis de 2010. As medidas que o secretário-geral pediu aos países incluem taxar o carbono, eliminar gradualmente o financiamento e subsídios a combustíveis fósseis e também a adoção da meta de neutralidade de carbono em todas as políticas e decisões econômicas e fiscais.


Guterres reconheceu que é uma agenda ambiciosa, mas disse que “a ciência é clara”. “A menos que o mundo reduza a produção de combustível fóssil em 6% todos os anos até 2030, as coisas vão piorar. E muito”, afirmou.


“É possível que estejamos caminhando para um catastrófico aumento de temperatura de 3 a 5 graus [Celsius] neste século.”


Outro trecho do discurso diz que catástrofes climáticas já são o “novo normal”. “Incêndios apocalípticos e inundações, ciclones e furacões são o novo normal. A biodiversidade está em colapso. Desertos estão se espalhando. Os oceanos estão sufocando com resíduos plásticos”, disse. Guterres pediu que as nações tragam compromissos ambiciosos à conferência climática de Glasgow, na Escócia, que acontecerá em novembro do próximo ano.


Mais de 110 países, incluindo Estados Unidos, China, Japão, Coreia do Sul e membros da União Europeia, já se comprometeram ao “zero carbono” até 2050. O Brasil se comprometeu com a redução absoluta de suas emissões de gases de efeito estufa (GEEs) em 37% em 2025, e um adicional de 43% para 2030, em relação ao nível de 2005.


As estratégias para reduzir GEEs são políticas de controle, em que o Estado estabelece a regulação direta e incentivos, subsídios ou a precificação de carbono, que é feita a partir de tributos sobre as emissões.


Fonte: Poder360

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 abr 2024

Descarbonização de veículo pesado requer conjunto de soluções

 

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Adiada votação de incentivo à produção de biocombustível pela agricultura familiar

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Biocombustível pode modificar estrutura industrial do Brasil, diz deputado

+
SAIBA MAIS
24 abr 2024

Governo aposta em biocombustíveis para fomentar agricultura familiar

 

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Mudanças climáticas afetam saúde de 70% dos trabalhadores do mundo

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO