HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
04 jan 2018 - 03:25
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Poluição ameaça desenvolvimento cerebral de 17 milhões de bebês

Cerca de 12,2 milhões de meninos e meninas em risco vivem no sul da Ásia. Esses bebês residem em locais onde a poluição em áreas externas é seis vezes mais elevada do que o teto de segurança definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS)


Cerca de 17 milhões de bebês com menos de um ano de idade vivem em áreas onde a poluição do ar é no mínimo seis vezes maior do que os limites internacionais. É o que revela um novo levantamento do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Agência da ONU alertou que contaminação pode danificar o tecido cerebral das crianças, prejudicando permanentemente seu desenvolvimento cognitivo.

Cerca de 12,2 milhões de meninos e meninas em risco vivem no sul da Ásia. Essas crianças residem em locais onde a poluição em áreas externas é seis vezes mais elevada do que o teto de segurança definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Já o Leste asiático e a região do Pacífico são o lar de 4,3 milhões de bebês morando em comunidades com o mesmo nível alarmante de contaminação do ar.


O estudo mostra que, durante os primeiros mil dias de vida, a poluição do ar - assim como a nutrição imprópria, estímulos inadequados e a exposição à violência - pode afetar o desenvolvimento infantil e a formação cerebral. Isso porque partículas ultrafinas de poluentes são tão pequenas que podem entrar na corrente sanguínea, chegar ao cérebro e danificar a barreira entre o tecido cerebral e o sistema circulatório, causando inflamações neurológicas.

Segundo a agência da ONU, o cérebro de um bebê é especialmente vulnerável porque pode ser prejudicado por uma dose pequena de produtos químicos tóxicos, que traria menos riscos para um adulto. As crianças também são altamente suscetíveis à intoxicação pela poluição do ar porque respiram mais depressa e também porque as suas defesas e imunidades físicas não estão totalmente desenvolvidas.

'Proteger as crianças da poluição do ar beneficia não apenas as crianças. Também beneficia as suas sociedades, trazendo custos reduzidos com cuidados de saúde, aumento da produtividade e um meio ambiente mais seguro e mais limpo para todos', afirmou o diretor-executivo do UNICEF, Anthony Lake, por ocasião do lançamento do relatório, no início de dezembro (6).

O documento enumera medidas urgentes para reduzir o impacto da poluição. Os pais, por exemplo, podem diminuir dentro de casa a exposição das crianças à fumaça gerada por produtos de tabaco, fogões de cozinha, lareiras e aparelhos de aquecimento. Outras recomendações incluem investimentos em energias renováveis para substituir o uso de combustíveis fósseis; o acesso barato a transporte público; a criação de espaços verdes em áreas urbanas; e melhorias na gestão de resíduos e lixo, a fim de evitar a queima a céu aberto de detritos.

'Nenhuma criança deve ter que respirar ar perigosamente poluído e nenhuma sociedade pode se dar ao luxo de ignorar' o problema, completou Lake.

COM INFORMAÇÕES NEO MONDO / UNICEF



Fonte: Estadão Conteúdo
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
24 abr 2024

Governo aposta em biocombustíveis para fomentar agricultura familiar

 

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Mudanças climáticas afetam saúde de 70% dos trabalhadores do mundo

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Europa é o continente que aquece mais rápido, quase o dobro da média global

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Tem volta? Limites planetários mostram urgência de ações para o clima

+
SAIBA MAIS
19 abr 2024

Brasil apoia iniciativa indiana para sediar Aliança Global de Biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO