A cultura de colaboração e o compromisso com a sustentabilidade da CSX se unem em um projeto que visa certificar o uso de combustíveis alternativos em locomotivas.
O teste de 20% de combustível à base de óleo de soja em uma frota de locomotivas da empresa CSX que atende a um cliente de fosfato em Tampa, Flórida (EUA), começou em 2022 para demonstrar a eficácia da mistura de biodiesel B20 nos motores Wabtec FDL Advantage, e o projeto continua a produzir resultados impressionantes. As 10 locomotivas do teste queimaram mais de 200.000 galões de combustível B20, o que reduz as emissões de gases de efeito estufa em quase 20%. Os objetivos do projeto são fornecer dados verificados de redução de emissões, monitorar os impactos da queima de B20 em componentes de motores de locomotivas e obter a aprovação da Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) para uso a longo prazo de misturas de combustível de biodiesel mais altas em locomotivas.
“É uma vitória de longo prazo para nós, mas também é uma vitória para nossos transportadores”, disse Arthur Adams, vice-presidente sênior de Vendas e Marketing. “Estou entusiasmado com o impacto mais amplo que isso terá ao permitir que nossos clientes acelerem alguns dos compromissos que assumiram com seus clientes para reduzir sua pegada ambiental.” O projeto é um excelente exemplo de colaboração, envolvendo a CSX, o fabricante da locomotiva e o cliente. Com sede em Pittsburgh, Pensilvânia, a Wabtec modernizou as 10 locomotivas AC4400 com tecnologia de motor FDL Advantage e realizará periodicamente os testes de emissões EPA necessários nessas unidades em suas instalações em Erie, Pensilvânia. Além disso, o Departamento de Mecânica da CSX vem coletando amostras do combustível B20 para verificar sua composição.
O cliente de fosfato, Mosaic, também foi um parceiro importante no projeto. Como uma empresa com um forte compromisso ambiental próprio, a Mosaic concordou em permitir que o teste fosse realizado na frota que opera em serviço dedicado às suas operações de mineração, fabricação e distribuição na área de Tampa. Operar as locomotivas em serviço de circuito fechado forneceu um ambiente de teste controlado. A CSX espera concluir o teste este ano e enviar dados à EPA em 2024.
Saiba mais sobre o teste do combustível B20 e conheça as empresas que apoiam o projeto assistindo ao vídeo neste link (em inglês).
Fonte: CSX
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