Você sabe o que é a Economia Circular, um novo conceito que ganha cada vez mais espaço no cenário econômico atual.
Este sistema associa o crescimento econômico com um melhor uso dos recursos naturais, minimizando a utilização de matéria-prima virgem, através da criação de processos mais eficientes e negócios inovadores.
Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre essa nova tendência que leva a um caminho para o desenvolvimento sustentável.
O que é Economia Circular?
A Economia Circular é a proposta de uma nova maneira de pensar, produzir e comercializar produtos visando o uso inteligente de recursos naturais.
Baseia-se no aprimoramento do sistema econômico atual, motivado por um novo relacionamento com os recursos naturais e a sua utilização pela sociedade.
O foco é em adicionar e reter valor nos recursos e regenerar o meio ambiente, com a finalidade de produzir sem esgotar os recursos naturais e sem provocar poluição na natureza, contribuindo para a preservação do nosso planeta.
Características
A economia circular apresenta características particulares, além da proliferação das ações de gestão de resíduos e de reciclagem.
Ela se estende até redesenhar processos, produtos e modelos de negócio e a otimização da utilização de recursos.
Suas principais características são:
- Minimização da extração de recursos,
- Maximização da reutilização
- Aumento da eficiência no desenvolvimento de processos e no uso de produtos.
Quais são os objetivos desse tipo de sistema
O principal objetivo dessa economia é criar uma gestão mais eficiente dos recursos naturais existentes.
Portanto, busca manter produtos, componentes e materiais em seu mais alto nível de utilidade e valor o tempo todo, direcionando uma perspectiva econômica de desenvolvimento sustentável.
Quais são os benefícios dessa economia?
A Economia Circular, pela sua natureza de aproveitar matérias em um ciclo continuado, traz inúmeros benefícios tanto para o meio ambiente, com a possível redução de danos como aquecimento global e poluição, quanto para a saúde humana.
Outro benefício incisivo é a redução de custos e o aumento da competitividade do mercado.
Esta nova economia trás oportunidades para os mais diversos negócios e a geração de empregos torna-se um fator de destaque.
A Economia Circular na indústria brasileira
No Brasil, a Economia Circular começa a ganhar espaço no mercado.
No ano de 2019, dados da CNI revelam que 76% das empresas já tinham algum tipo de prática voltada para a economia circular.
Entre as práticas mais comuns estão:
- A reutilização da água
- Reciclagem de materiais
- Logística reversa
Este cenário indica um futuro promissor para a adoção massiva deste novo modelo econômico.
No Brasil, o grande desafio das indústrias é o desenvolvimento de novos modelos de negócios que agreguem valor ao produto/serviço.
Aliando a tecnologia com a economia circular, é possível controlar os estoques e equilibrar os recursos das empresas, estabelecendo sistemas industriais integrados, restaurativos e regenerativos.
Ao perceber a importância da implementação da economia circular na indústria, a CNI desenvolveu uma série de ações voltadas ao auxílio e construção deste modelo.
Entre as ações estão:
- Coordenação da Comissão de Estudo Especial de Economia Circular da ABNT
- Publicação de cartilha orientativa para inclusão de critérios de sustentabilidade nas compras públicas
- Acompanhamento das políticas públicas que estimulem as boas práticas de economia circular no setor privado.
Em resumo, a economia circular é uma proposta estratégica para a utilização inteligente de recursos, dando ao mercado novas oportunidades de negócios e contribuindo significativamente para a preservação do meio ambiente.
Fonte: O Antagonista
RenovaBio e reformulação do Selo Biocombustível Social reforçam compromisso do MME com descarbonização e agricultura familiar
Ministro propõe parceria com Galp para impulsionar biocombustíveis brasileiros em Portugal
Workshop do MME discute metas para novos combustíveis sustentáveis no Brasil