HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
20 abr 2022 - 12:48
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

O papel dos aeroportos na adoção do biocombustível será tema no ACI Airport Day Brasil

Um dos principais desafios do nosso tempo é encontrar respostas para os impactos provocados pelas mudanças climáticas e a aviação, como indústria global, tem um papel determinante a cumprir. A adoção dos chamados SAF – sustainable aviation fuel – é uma parte importante da estratégia de enfrentamento do setor e estará em discussão durante o ACI Airport Day Brasil, primeiro encontro presencial organizado pelo Conselho Internacional de Aeroportos (Airports Council International | ACI) no Brasil.


O evento reunirá no dia 3 de maio de 2022, no auditório do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, os principais executivos da indústria aeroportuária do país, autoridades da aviação civil nacional e especialistas em temas relativos aos aeroportos, assim como meio ambiente, tecnologia, negócios e mobilidade urbana.


A aviação é responsável por cerca de 3% das emissões globais de CO2 e segmentos da indústria fixaram metas de redução de longo prazo, como no caso dos aeroportos que, liderados por ACI, assumiram o compromisso setorial de reduzir a zero as emissões de carbono até o ano de 2050.


O Grupo de Ação de Transporte Aéreo (ATAG, na sigla em inglês), em seu relatório Waypoint 2050, afirma que há caminhos possíveis para a aviação civil atingir a meta e um deles é uma mudança total para o uso de combustíveis sustentáveis de aviação nas operações de médias e longas distâncias. O ACI Airport Day Brasil trará à discussão a relevância dos combustíveis sustentáveis como elemento chave na descarbonização do transporte aéreo e os desafios da integração das aeronaves movidas a SAF ao ambiente aeroportuário.


Um estudo a ser publicado no mês de junho, realizado por ACI em parceria com o Aerospace Technology Institute (ATI), do Reino Unido, aponta denominadores comuns aos aeroportos para o sucesso do uso dos combustíveis sustentáveis. Um deles é a chegada do blend de combustível já pronto aos aeroportos, uma vez que os SAFs aprovados atualmente para uso na indústria devem ser o resultado da mistura do querosene de aviação derivado do petróleo e o limite máximo de 50% de um SAF. O outro consenso é a adoção do sistema  de abastecimento book and claim, que alimenta uma cadeia de suprimento mais eficiente e incentiva a produção local, entre outras vantagens.


 


Referência na produção de biocombustíveis, o Brasil ainda não tem uma política pública para a produção em escala de combustíveis sustentáveis de aviação, mas é o primeiro país na América Latina a desenhar marcos legais, a partir do PL 1873/21, que institui um programa federal para incentivar a pesquisa, a produção e o consumo dos biocombustíveis avançados no Brasil.


Evento: ACI AIRPORT DAY BRASIL - Data: 3 de maio de 2022 | 9h às 15h


Fonte: Aeroflap

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 abr 2024

Descarbonização de veículo pesado requer conjunto de soluções

 

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Adiada votação de incentivo à produção de biocombustível pela agricultura familiar

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Biocombustível pode modificar estrutura industrial do Brasil, diz deputado

+
SAIBA MAIS
24 abr 2024

Governo aposta em biocombustíveis para fomentar agricultura familiar

 

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Mudanças climáticas afetam saúde de 70% dos trabalhadores do mundo

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO