HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
11 mar 2022 - 18:15
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

O impacto da cotação internacional do petróleo na política de preços da Petrobras

O preço do petróleo do tipo Brent, referência para os mercados europeu e asiático, vem subindo em função da guerra entre Rússia e Ucrânia. A política de preços da Petrobras está atrelada à cotação internacional do barril de petróleo. Por isso, a empresa reajustou nas refinarias em 24,9% o preço do óleo diesel e de 18,7% o da gasolina a partir de sexta-feira (11/03). Fontes indicam, que mesmo com esses aumentos, a paridade com preços internacionais ainda não foi alcançada, mantendo-se uma defasagem em torno de 19% no diesel.


A decisão deverá aumentar entre 0,5 e 0,6 ponto porcentual a inflação oficial do país, que, no ano, deve passar da casa de 6%, de acordo com cálculos de economistas (há estimativas de chegar até 8%). Sem contar esse aumento dos combustíveis, o índice oficial de inflação do Brasil teve alta de 1,01% em fevereiro, informou nesta sexta-feira (11/03) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). É a maior variação do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) para o mês desde 2015. A inflação de fevereiro em 1,01% não tem ainda o impacto do conflito internacional.


Congresso e Governo Federal buscam conter ou minimizar os efeitos desse aumento para evitar que a inflação ganhe novo impulso e provoque um maior impacto negativo sobre a economia brasileira. O chamado PLP 11, que considera mudanças no ICMS cobrado pelos Estados, foi aprovado no Senado e na Câmara e agora segue para sanção. O governo considera que, com a aprovação da redução dos impostos, parte do aumento agora poderá ser rateado entre União (PIS/Cofins), Estados (ICMS) e consumidores.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
29 jun 2022

BSBIOS e Embrapa desenvolverão cereais de inverno para produção de etanol

+
SAIBA MAIS
29 jun 2022

Fórum Nacional discute oportunidades para o Trigo

+
SAIBA MAIS
27 jun 2022

Biocombustíveis serão tema de debates no Fórum Nacional do Trigo

+
SAIBA MAIS
27 jun 2022

Mapa Interativo dos Mandatos de Teor de Biocombustíveis Líquidos do Setor de Transportes no Mundo

+
SAIBA MAIS
27 jun 2022

RenovaCalc vai incorporar o óleo de palma na rota de biodiesel

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO