HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
24 set 2021 - 16:38
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

O Futuro do Combustível: Biodiesel

Em 3 meses teremos o fim dos leilões públicos de biodiesel. O estabelecimento da venda direta do biodiesel impõe a necessidade de um novo arranjo tributário e trás grande instabilidade ao setor produtivo. 


A proposta de se acabar com Leilão do Biodiesel parte do pressuposto de que se está criando liberdade de mercado. Premissa errada baseada na baixa compreensão, sem comtemplar o problema. Na verdade é uma proposta superficial, feita sem cuidado que o tema merece. Segue o mesmo padrão de decisão das reduções de percentuais de mistura do biodiesel e, da possível, redução do etanol. O Brasil pagará por esses erros na condução da política energética. Ao que parece o combustível do futuro não terá como base os biocombustíveis nem levará em conta o desenvolvimento de uma energia limpa e nacional. Todos da cadeia produtiva da Cana, da Soja e do milho sofrerão consequências. Todos que miram numa produção energética sustentável também.


Entre os vários problemas destaco o é que o tributário.  Com o fim dos leilões públicos, os produtores de biodiesel realizarão venda direta para os distribuidores e passarão a acumular os créditos, pois não haverá destaque do ICMS. Neste caso, as usinas passariam a vender o produto sem o destaque do referido imposto, acumulando créditos, oriundos de suas compras de matérias-primas tributadas pelo ICMS. Como efeitos negativos dessa mudança, tem-se aumento do custo do biodiesel esperado pelas Associações de Biodiesel entre 10%-11%. O fim dos leiloes irá aumentar o preço do diesel na bomba por essa razão. Assim como a redução da mistura também aumentará o preço no longo prazo. Tudo isso irá aumentar o preço do biodiesel e ao final do diesel na bomba ao consumidor.


Se o objetivo é tirar o Leilão da ANP há outras alternativas sem comprometer a Cadeia. Uma alternativa seria a construção de um Market-place (BOLSA) em que os produtores e os distribuidores se encontrariam e negociariam preço e quantidade de biodiesel de forma livre, de acordo com o seu mercado ainda com operação do crédito. A BOLSA privada do Biodiesel, além de favorecer o encontro entre as partes, faria o registro de todas as movimentações, o recolhimento tributário e facilitaria a auditoria da ANP. Trata-se de uma solução elegante que traria mais estabilidade ao tumultuado mercado, que apresenta reduções constantes da mistura de biodiesel e alterações na regra de comercialização do biocombustível.


Ainda há tempo de não se cometer o erro e fugir do abraço dos afogados em que entramos.


Escrito por Miguel Novato, Diretor da INMET
via LinkedIn


 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
19 abr 2024

Brasil apoia iniciativa indiana para sediar Aliança Global de Biocombustíveis

+
SAIBA MAIS
18 abr 2024

Mudança climática reduzirá crescimento global em um quinto até 2050

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Previsibilidade e segurança jurídica: APROBIO destaca importância do PL Combustível do Futuro em audiência no Senado

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Planeta bate novo recorde de calor e especialistas explicam preocupação

+
SAIBA MAIS
16 abr 2024

Aquecimento global vai parar na Justiça: crescem casos de litigância climática contra desmatadores

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO