HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
03 jun 2022 - 17:37
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

O biodiesel oferece a melhor opção para combater o aquecimento global e a poluição nas grandes cidades

Francisco Turra, Presidente do Conselho de Administração da APROBIO


No momento em que celebramos mais um Dia Mundial do Meio Ambiente, as discussões sobre o desenvolvimento sustentável ganham corpo e profundidade em todo o mundo. A ameaça de um aumento global de temperaturas, com impactos potenciais terríveis em diversas dimensões da vida humana, reforçou a necessidade das nações de reduzir a emissão de gases de efeito estufa, principalmente as de gás carbônico.


Nesta edição de número 200 da nossa newsletter Visão APROBIO, celebramos também a longevidade desse canal de comunicação: foram 200 semanas informando, analisando e defendendo o biodiesel brasileiro. Aqui trazemos artigos e matérias com pautas que refletem a importância do uso de fontes alternativas de energia, de elevar a participação de bioenergias sustentáveis na matriz energética brasileira, promovendo o uso de tecnologias limpas e sustentáveis também nas indústrias.


Desde a criação do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB), em dezembro de 2004, o Brasil está entre os três maiores produtores e consumidores mundiais de biodiesel. Entre 2008 (ano que a mistura de 2% começou a ser obrigatória) e 2021, foram evitadas a emissão de cerca de 101 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera. Isso equivaleria ao plantio de mais de 740 milhões de árvores em uma área de 443 mil campos de futebol.


Lançada em 2016 e promulgada no ano seguinte, a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio) criou uma agenda positiva que induz eficiência e valoriza os investimentos em tecnologia limpa. O Crédito de Descarbonização (CBIO) faz parte do RenovaBio e é emitido por usinas que comprovem sustentabilidade em seu processo produtivo. A capacidade autorizada atual já e capaz de atender uma mistura de mais de 20%, mantendo um dos parâmetros de qualidade mais exigentes do mundo.


O biodiesel faz bem para a saúde e melhora a qualidade de vida de toda a população, além de garantir energia cada vez mais limpa, sustentável, competitiva e segura. Além de provocar menos emissões, a cadeia produtiva dos biocombustíveis provou-se de extrema importância para a geração de renda e empregos verdes no campo e no interior do Brasil, além de uma indústria robusta. No Dia Mundial do Meio Ambiente, refletir sobre o uso do biodiesel é uma pauta fundamental.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
30 jun 2022

ANP aprova a realização de consulta e audiência públicas para adoção de medida preventiva em relação a estoques de diesel A S-10

+
SAIBA MAIS
30 jun 2022

ANP fará consulta e audiência públicas sobre inclusão de operação para emissão de CBIOs

+
SAIBA MAIS
29 jun 2022

BSBIOS e Embrapa desenvolverão cereais de inverno para produção de etanol

+
SAIBA MAIS
29 jun 2022

Fórum Nacional discute oportunidades para o Trigo

+
SAIBA MAIS
27 jun 2022

Biocombustíveis serão tema de debates no Fórum Nacional do Trigo

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO