HOME
ASSOCIAÇÃO
QUEM SOMOS
ASSOCIADAS
LEGISLAÇÃO
SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL
RENOVABIO
ESTUDOS TÉCNICOS
PNPB
LEGISLAÇÃO
MERCADO
SUSTENTABILIDADE
NOTÍCIAS
VÍDEOS
CONHECA O BIODIESEL
CONTATO
NOTÍCIA
26 abr 2021 - 10:01
COMPARTILHAR
Compartilhar - Linkedin
Compartilhar - Facebook
Compartilhar - Twitter

Nota conjunta MRE e Mapa - Iniciativa da Missão de Inovação Agrícola para o Clima

Brasil aderiu à iniciativa "Agriculture Innovation Mission for Climate (AIM-C)", proposta conjunta dos Estados Unidos e dos Emirados Árabes Unidos para fomentar a inovação, a pesquisa e o desenvolvimento (P&D) em agricultura no mundo. A plataforma foi anunciada hoje, 23/4, durante a Cúpula de Líderes sobre o Clima. Participam, ainda, Austrália, Dinamarca, Reino Unido, Singapura e Uruguai.


Os termos da iniciativa e o plano de trabalho serão definidos até a Cúpula de Sistemas Alimentares, em setembro próximo, em Nova York, e deverá apresentar propostas concretas na 26ª Conferência das Partes da UNFCCC (COP 26), em novembro de 2021.


O Brasil contribuirá com evidências sobre as potencialidades da agricultura tropical e as diversas tecnologias desenvolvidas e implantadas no país para assegurar sistemas produtivos de baixa emissão de carbono, como aquelas que integram o Plano ABC. 


A AIM-C inspira-se na 'Mission Innovation', lançada em 2015, com participação brasileira e com a meta de dobrar, em 5 anos, os investimentos em pesquisa e desenvolvimento na área de energia renovável. 


Até a COP-26, a nova iniciativa pretende anunciar um incremento coletivo nos investimentos globais em inovação e P&D voltados para sistemas agroalimentares resilientes e resistentes a mudanças climáticas. Pretende, ainda, delinear estrutura para a discussão e promoção de prioridades, nos níveis nacional e internacional, que permita amplificar as ações de seus membros.


Investimentos em inovação deverão aumentar a produtividade agrícola, de modo sustentável e com consequente redução de emissões de gases do efeito estufa. É fundamental assegurar, ainda, que as tecnologias estejam disponíveis aos produtores a custos acessíveis, contribuindo para a renda no campo e a democratização no acesso ao alimento. Ao catalisar os investimentos mundiais em pesquisa agropecuária, a iniciativa espera poder disseminar globalmente ações rápidas, eficientes e transformadoras a partir de políticas e decisões baseadas em dados e ciência.


Fonte: MAPA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 abr 2024

Descarbonização de veículo pesado requer conjunto de soluções

 

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Adiada votação de incentivo à produção de biocombustível pela agricultura familiar

+
SAIBA MAIS
25 abr 2024

Biocombustível pode modificar estrutura industrial do Brasil, diz deputado

+
SAIBA MAIS
24 abr 2024

Governo aposta em biocombustíveis para fomentar agricultura familiar

 

+
SAIBA MAIS
23 abr 2024

Mudanças climáticas afetam saúde de 70% dos trabalhadores do mundo

+
SAIBA MAIS
TODAS AS NOTÍCIAS
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1903 – cj. 91
Jardim Paulistano
01452-001 – São Paulo/SP
+55 11 3031-4721
APROBIO